BLOG DE POÇO BRANCO/RN


O NOVO BLOG

 

Prezado(a) leitor(a):

 

Nos próximos dias entrará no ar o novo portal do Blog de Poço Branco. Após dois anos de atuação e mais de 61 mil acessos, o Blog de Poço Branco precisava crescer para poder oferecer mais espaço e interatividade ao seu público leitor. O novo blog continuará a sua missão de divulgar positivamente o cotidiano, as pessoas, os costumes e as tradições do povo poçobranquense; continuará priorizando as notícias locais e tendo a isenção, o respeito e a responsabilidade como suas principais bandeiras. Aguardem!



Escrito por Daniel Targino às 03h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




OPINIÃO

 

Poliana DantasTemos o grande desejo de transformar o que é sagrado em profano; esse debate em relação à tradição da “festa do padroeiro de Poço Branco” vai muito além do que grande parte de nós pode enxergar.  Convenhamos que não se pode misturar profano com sagrado; cada um com seu cada qual. Festa do padroeiro é festa sagrada! Festa que impõe suas ações, deveres e, principalmente, suas conseqüências à Deus. Festa sagrada é confiar nos “lucros” que vêm de Deus e não nos lucros provenientes do mundo.

 

Vamos simplificar a questão. Estamos vivendo o relativismo dentro da igreja, onde todos pensam que podem tudo e que tudo pode ser associado às questões sagradas. Nós, que nos dizemos católicos, devemos ter consciência de que a distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas, por exemplo, não pode, de forma alguma, estar associada à uma festa que se diz em nome de Deus e do Sagrado Coração de Jesus. Então como é que se pode permitir a propagação do nome do Senhor associado à uma festa que promove a banalização? As duas coisas estão em patamares opostos e tentar colocá-los de forma igualitária é RELATIVISMO. Será mesmo que TODOS os caminhos levam à Deus? Você se sente em comunhão com Deus promovendo e tendo parte com caminhos que não têm nada haver com Deus? Lembremo-nos que não podemos servir a dois senhores; ou nosso caminho é de Deus ou não! Deus ama e está com o pecador, mas não com o pecado.

 

Desabafando, eu sempre me perguntei sobre isso e minha conclusão é que nossa confiança está aplicada onde não deve estar e a sociedade de hoje só busca o lucro e o benefício próprio. Nada mais é feito se não houver obtenção de lucro. Vejamos: uma pessoa vai pra barraca da festa do padroeiro e consome 200,00 em comidas e bebidas; fazendo isso vem na consciência de que está ajudando a igreja, mas pensando bem, nada mais é do que uma troca. Eu só pago os 200,00 se eu consumir. Porque não doamos o dinheiro mesmo sem consumir? Falo isso assumindo, também, as minhas iniqüidades, não me esquivo. Mas é muito bom pedir coisas a Deus sem fazer nenhum sacrifício (não que ele precise, mas por obrigação nossa) e quando a igreja precisa de mim pra se manter ela ter que oferecer algo em troca. Essa questão é muito complexa, mas engloba confiança.

 

Saibamos, todos nós, que o amor de Deus é gratuito, ele não pede nada em troca. Eu não quero desmerecer ninguém, não quero ser tachada como hipócrita, porque me coloco como errante também, mas precisei escrever isso quando li os comentários sobre a festa. Precisamos mesmo nos voltar pra Deus, saber que é nele em quem devemos confiar e não nas pessoas, nas bondades e deveres das pessoas; porque nós humanos, sujos e pecadores só  temos parte com aquilo que beneficia a nós mesmos. Nada que façamos se compara a um Deus que entrega seu filho pela humanidade, que banaliza seu nome e tenta misturar o que é dele com coisas que passam.

 

Polianna Dantas.



Escrito por Daniel Targino às 20h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ÚLTIMAS NOTAS

 

ELEIÇÕES 2010 – Os poçobranquenses deverão comparecer às urnas, no próximo domingo (31/10), em clima de absoluta tranquilidade, sem acirramentos e terão pouca participação ou influência das lideranças políticas locais. Há uma expectativa quase unânime de que o resultado da disputa para Presidente da República, obtida no 1º turno da eleição, tende a se repetir no município. Assim como em grande parte do país, o que existe é o receio quanto ao aumento da taxa de abstenção – 15,08%, em 3 de outubro.

 

FESTA DE OUTUBRO – Nem todos os episódios da Festa de Outubro foram digeridos totalmente pelo público jovem. No ano passado, nenhuma festa profana pode ser realizada no sábado e, este ano, foram realizadas três. Apesar da “mudança de atitude”, a data também ficou marcada por polêmicas, desentendimentos e versões diferentes para uma mesma situação. Será que o assunto ainda tem “panos pras mangas”?

 

CARNAVAL 2011 – As primeiras movimentações visando o Carnaval 2011, em Poço Branco, já começaram. A Equipe Jaraguar planeja, para novembro próximo, um animado churrasco que servirá para traçar as primeiras idéias para os quatro dias de folia. Alguns foliões já começam a se perguntar se, em 2011, o local da realização do evento continuará sendo o Largo do “Caxiadão” (foto abaixo). A dúvida é recorrente.

 

 

CARNAVAL 2011 (1) – “A Jabiraca” (foto abaixo) deverá ser uma das atrações do carnaval poçobranquense. O seu novo proprietário, Novo Rosendo, promete repaginar as cores e mudar o nome do veículo para “A Marinete”. Novo garante que o combustível do veículo será uma mistura de descontração e, é claro, muito álcool.

 

 

FUTEBOL – Passado o mês eleitoral e da Festa do Padroeiro, os desportistas locais voltam suas atenções para o prosseguimento do Campeonato Master. Quatro equipes (Bahia, Pouza, Contador e Nova Esperança) disputam o título municipal que premiará as três melhores equipes com troféus e prêmios em dinheiro.

 

POPULAÇÃO – A contagem da população de Poço Branco foi encerrada, oficialmente, no último dia 26/10. O IBGE recenseou 13.931 habitantes, 1.258 a mais do que o previsto. O município teve um acréscimo de 9,93% em sua faixa populacional, mas, curiosamente, apenas 87,5% das residências foram visitadas durante o Censo Populacional de 2010. Na vizinha cidade de Taipu, o Censo encontrou 11.836 moradores – queda de 2,70% em relação à estimativa. Atualmente, Taipu possui 2.095 habitantes a menos que Poço Branco.

 

 

DE PARABÉNS – O Blog parabeniza o amigo Leandro do Contador, mais conhecido como “o Neguinho do Engenho”. Leandro (foto acima) prepara o coração para a emoção de ser pai pela primeira vez e, junto a sua amada, Dona Josy, prepara uma festa de arromba, regada a muito “mijo”.



Escrito por Daniel Targino às 02h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FESTA DO PADROEIRO 2010

 

Muitos católicos de Poço Branco comemoraram a festa de seu padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, no último final de semana. Durante oito dias foram realizados diversos eventos religiosos, sociais e profanos. A grande atração desse ano foi a procissão de encerramento das comemorações, mas a barraca, com seu tradicional leilão, também atraiu um público considerado muito bom.

 

As poçobranquenses Geralda Magela de Freitas e Maria Luzia Rosendo confidenciaram sua devoção ao Blog, admitindo que a procissão é um momento de agradecimento pelas graças alcançadas durante o ano e também um momento de superação para quem já tem uma idade avançada. Ambas garantem que acompanham o Coração de Jesus desde a infância, dos tempos em o município ainda era um simples distrito.

 

Veja o slide abaixo.

 

 

DIA DAS CRIANÇAS

 

A tarde do último dia 22/10 foi dedicada as crianças poçobranquenses. A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu um grande evento, nas dependências do Ginásio de Esportes “O Caxiadão”, para homenagear centenas de crianças da sede e dos distritos do município. Confira as fotos abaixo.

 

Parte das prêmiações

Entrada das crianças no ginásio

Atividades lúdicas

Apresentação de crianças

Distribuição de prêmios

Crianças poçobranquenses lotam o ginásio



Escrito por Daniel Targino às 17h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NOTÍCIAS DA GMPB

Guarda Municipal/PB foi convidada a discutir novos paradigmas para a segurança pública do RN

No dia 20 do outubro, o Comando da Guarda Municipal de Poço Branco, representado por seu Diretor Comandante, GM Robson Vicente, esteve, a convite do Secretário de Defesa Social de Natal, participando, juntamente com Comandantes de outras GM’s do RN, de uma reunião com o intuito de discutir a criação do Conselho Estadual de Gestores de Segurança Municipal. Também foi discutida a criação de um consórcio entre os municípios com a finalidade de captar recursos junto ao Governo Federal.

Além dos assuntos discutidos, levando em consideração o fato da importância do papel dos municípios diante das grandes mudanças quanto a sua participação no contexto das políticas de segurança pública, os participantes foram convidados a conhecer o Programa Rede Segura, implementado pela SEMDES. “O programa é compreendido por uma rede de comunicação via rádio, operando em frequência restrita, com a participação da sociedade civil organizada, órgãos públicos, empresas associadas, entidades de classes e demais colaboradores, tendo em vista a política de cooperação entre os partícipes, numa ação conjunta que visa à redução da criminalidade em Natal, baseando-se numa gestão democrática e no controle social e proteção à vida”, explicou Sérgio Leocádio, Coordenador Geral do Rede Segura.

Guardas Municipais de Poço Branco dão passo importante na luta por melhorias

Neste Sábado (23/10), por volta das 10h da manhã, a Guarda Municipal de Poço Branco recebeu a visita da Coordenação do Sindicato das Guardas Municipais do Estado do Rio grande do Norte – SINDGUARDAS/RN. A visita teve o objetivo, além de filiar o maior número possível de membros da GM de Poço Branco, de realizar uma Assembléia e definir a pauta de reivindicações da referida instituição.

A Assembléia foi realizada no prédio do Centro Pastoral de Poço Branco e contou com o apoio de mais de metade do efetivo. Na oportunidade, foram feitas dez filiações. Além da pauta de reivindicações, foram tirados alguns encaminhamentos e o principal deles foi o de, nos próximos dias, encaminhar a Câmara Municipal de Vereadores um requerimento para a realização de uma Audiência Pública que terá a Guarda Municipal de Poço Branco como assunto principal.

Os temas tratados e a pauta retirada visaram, prioritariamente, a reestruturação organizacional, a valorização profissional e a elevação da autoestima da GM e de seus profissionais. Brevemente, a pauta central desta reunião será levada, pelo SINDGUARDAS/RN, ao executivo poçobranquense com a esperança de obter melhorias para o trabalho da GM de Poço Branco. A política de atuação e postura do SINDGUARDAS/RN, nas futuras negociações, será a de propor, frente às necessidades da GM, aquilo que está ao alcance da administração, apontando os problemas e soluções de forma consciente e de acordo com as dificuldades enfrentadas por ambas as partes.

MÚSICA DO BEM

Há exatamente dois anos, o artista Claudionor Cirilo lançou o seu primeiro CD: “O SONHADOR”, uma produção independente com canções para evangelizar e se aproximar do criador. Este ano, o artista resolveu fazer o lançamento de mais um CD: “MENSAGEM”, com letras de reflexão e alimento na fé. Ambos foram confeccionados em sua própria casa, com muita simplicidade e sem muitos recursos musicais. Para levar, cada vez mais, a palavra de Deus aos cristãos o artista disponibiliza, abaixo, uma faixa do CD “MENSAGEM”. As produções estão à venda pelo valor de R$ 5,00, cada, com o próprio artista.

Para ouvir a mensagem clique aqui.



Escrito por Daniel Targino às 05h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O EXEMPLO DO CARMEM COSTA

 

A Escola Estadual Carmem Costa vem ganhando reconhecimento e destaque nos últimos anos. A escola estadual mais antiga do município ainda não forma alunos no nível médio, mas tem alguns números a seu favor. Os índices do IDEB do Carmem Costa estão em crescimento nas três medições feitas pelo MEC e cada vez mais alunos são aprovados no exame de seleção do IFRN (João Câmara).

 

Ginásio do Colégio Salesiano, em Natal

 

Agora, a Escola Carmem Costa também tem sido destaque na modalidade de Xadrez, principalmente nas últimas edições dos JERN’s. Em julho passado, a escola poçobranquense classificou cinco alunos para os jogos estaduais durante o regional realizado em João Câmara. Na categoria juvenil feminino, o campeão foi Ranielli Quirino; no infantil masculino, Wedson Lima foi o campeão e Francisco Danrley ficou com o 3º lugar; no infantil feminino, Elvira Gomes foi a grande vencedora.

 

Disputa masculina

 

Nos JERN’s 2010, mais de 360 alunos estavam inscritos e a escola poçobranquense ficou com a 3ª colocação geral, na categoria infantil feminino. Na categoria infantil masculino, Wedson Lima ficou em 7º lugar e Francisco Danrley ficou com o 37º lugar; no infantil feminino, Raneli Quirino ficou em 18º lugar, Elvira Gomes em 21º lugar e Maria Vitória Barbosa terminou na 23ª posição; no juvenil feminino, Ranielli Quirino foi a 34ª colocada.

 

Disputa feminina

 

A Prefeitura Municipal de Poço Branco disponibilizou o transporte para que 11 competidores poçobranquenses participassem dos JERN's 2010. Eram alunos da escolas Carmem Costa, José Francisco, Raimundo Rosa e Aluizio Alves. A Secretária de Educação, Dorinha Menezes, doou três relógios para as práticas dos enxadristas da Escola Municipal Aluizio Alves e outros dois relógios já haviam sido doados, para treinos, pela deputada Fátima Bezerra. Segundo a professora Íris Rodrigues, o material e o incentivo dados são apenas um começo. Ela argumenta que os bons resultados obtidos pela Escola Carmem Costa são um grande orgulho e devem servir de incentivo para toda a comunidade escolar poçobranquense. Íris elogia o trabalho realizado pelo coordenador do “Projeto Xadrez”, na Escola Carmem Costa, Laercio Andrade, e agradece os apoios recebidos para a alimentação dos atletas durante as competições: “Não podemos esquecer as ajudas dos vereadores Edinho, Socorro e Alexandre, além da colaboração da professora Sônia Felipe. Isso mostra que temos talentos que precisam apenas de oportunidades”, finaliza a educadora poçobranquense.

 

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

 

“A Câmara Municipal de Poço Branco dá mais um passo”

 

A Câmara Municipal de Poço Branco/RN iniciou, nesta sexta-feira (15/10), a discussão com referência ao Projeto de Lei que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares, clubes e similares em funcionamento nos municípios e dá outras providências. A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Percivaldo Junior, do MM Juiz de Direito da Comarca de Poço Branco, Dr. Felipe Luiz Machado Barros, da Exma. Sra. Promotora de Justiça da Comarca, Dra. Leila Regina B. Andrade, de vereadores do município, de conselheiros tutelaras, diretores de escolas, do comandante do policiamento do município, representantes de clubes da cidade, proprietários de bares, agentes de proteção ao menor, membros da guarda municipal e outros cidadãos convidados. O projeto foi discutido e foram ouvidas as opiniões de várias pessoas. Em breve, a Câmara Municipal de Poço Branco votará o referido projeto. A intenção inicial é formar uma comissão de fiscalização para prestar serviços, voluntariamente, em prol de melhorias para o município.

 

A ÚNICA SAÍDA É O CONFORMISMO?

 

Educação, saúde, desemprego e segurança são os maiores desafios para as administrações públicas em todo o país. Nestas quatro áreas, praticamente todos os municípios têm alguma carência e/ou dificuldade de atuação. Esta é uma realidade anunciada há mais de vinte anos através de conferências, estudos e publicações. As previsões foram feitas, mas as providências tomadas foram mínimas nesta última década – considerando apenas as quatro áreas. A educação e o desemprego possuem indicadores oficiais que afirmam ter havido alguma evolução nos últimos anos, mas não existe “um medidor” de como vai a segurança e o atendimento de saúde pública no país, nos estados ou nos municípios. Mesmo diante de aparentes melhoras, a visão geral do estado brasileiro é de falência e inoperância nos serviços prestados à população.

 

Não é exatamente “culpa” de alguém ou de algum governante. É, certamente, um sequencial de omissão ao longo de anos de prioridade dada a outras áreas – exceto as quatro anteriormente citadas. Apesar da enorme carga de impostos, o Brasil ainda peleja em levar a sua população condições dignas, ou mesmo mínimas, de assistência. O país é um continente, mas, em geral, os municípios, os estados e a união são, reconhecidamente, entes inchados financeiramente e à disposição, sobretudo, para empregar e beneficiar aliados políticos. Tudo gira em torno de interesses financeiros, eleitorais e pessoais. Poucas vezes, ver-se algum exemplo que fuja a esta quase regra; se existir alguma exceção, de tão rara, ela parece inexistir.

 

Talvez por isso (e por outros motivos) é que na população exista tanto descrédito e pessimismo com relação ao futuro da nação, de seus estados e municípios. Com raras exceções, as pessoas estão se “acostumando”, cada vez mais, com a pouca eficiência do estado brasileiro e, em geral, também não têm conseguido escolher bem os seus representantes. Fechar os olhos; fingir que nada acontece de errado; que tudo é normal e aceitável; que nada se pode fazer e que se acomodar é a única opção, parece ser o destino da maioria da população. Afinal, a maior parte dela está assim há séculos: acomodada e conformada com um cenário que apenas “uma meia dúzia” consegue (ou conseguiu) enxergar. Tradicionalmente, a maioria diz que tem mais o que fazer do que ficar tentando arrumar o mundo...



Escrito por Daniel Targino às 04h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ÚLTIMAS NOTAS

 

FESTA 1: A Festa do Padroeiro de Poço Branco teve início no último dia 16 e se estenderá até o dia 24/10. Na programação, estão inclusos diversos eventos religiosos, sociais e profanos. Diferentemente de 2009, a Paróquia não fez qualquer objeção à realização de um show festivo no sábado (23/10). A barraca da igreja terá o tradicional leilão, além da presença das pastorais e do artista Allan Andrade.

 

FESTA 2: A Festa do Padroeiro de Poço Branco tem um significado especial para a comunidade católica. Além de interagir com as pessoas, a festa reaproxima muitos fiéis da igreja e traz ao município alguns dos muitos poçobranquenses ausentes. É um evento que também gera consequências positivas para a economia da cidade, principalmente para o comércio.

 

CONSTATAÇÃO 1: Ao realizar um passeio vespertino por algumas ruas de Poço Branco, notadamente nos fins de semana, constata-se que o contato com bebidas alcoólicas é o principal “programa” para muitos municípes. Adultos, jovens, adolescentes e até crianças fazem desta prática mais de que uma interação social. Se tal passeio for realizado à noite, a constatação é outra: o consumo de drogas.

 

CONSTATAÇÃO 2: O contato cada vez mais precoce com bebidas fará do alcoolismo outro grave e incontrolável problema de saúde pública no município. Doenças hepáticas e outras, relacionadas diretamente com o consumo excessivo de álcool, deverão “inchar”, cada vez mais, o sistema público de saúde.

 

CONSTATAÇÃO 3: Apesar de atuantes, a presença e a atuação dos Conselhos Tutelares, do Poder Judiciário e da Polícia Militar parecem não assustar (nem inibir) a frenética e acelerada escalada de muitos jovens rumo ao alcoolismo e, em muitos casos, às drogas. Em escala menor, o contato com entorpecentes, além de trazer consequências mais graves, tem levado cidadãos a deixar de frequentar a escola, o trabalho e a distúrbios comportamentais no convívio social que possuíam. Infelizmente estas são constatações antigas, mas cujas consequências estão cada vez mais presentes.

 

NOTA DE AGRADECIMENTO

 

Junior CajuQuando iniciamos a participação de duas equipes de futebol local em duas competições regionais, sabíamos o quanto seria difícil vencê-las. Desde o início recebemos críticas e “conselhos” para não levar esses projetos à frente “porque não ganharíamos nada”. No entanto, com os apoios que tivemos vencemos as dificuldades mais comuns - sobretudo o alto custo para locomover as equipes. Tínhamos, também, o receio de que contusões e/ou outros eventos inesperados pudessem acometer algum dos nossos atletas, podendo gerar alguma lesão ou sequela irreversível. Tudo foi pesado, medido e planejado para que a participação das equipes poçobranquenses pudesse atingir uma colocação que honrasse a todos.

 

Infelizmente ainda nos deparamos com uma pequena valorização das “coisas da terra”, como o nosso futebol. Esta é, talvez, a última das grandes barreiras que temos a vencer. Por aqui, poucas setores da comunidade se dispõem a colaborar com o ideal desportivo e, deste modo, a oportunidade de elevar o nome da cidade e de revelar talentos locais não alcança o patamar esperado. Essa não é uma realidade exclusiva de Poço Branco, mas, felizmente, ela já melhorou bastante. Atualmente, já encontramos cidadãos e pequenos empresários dispostos a ajudar o desporto local – com retorno garantido, no caso destes últimos.

 

Sabíamos que há muito tempo a cidade não enviava uma equipe local para participar de uma competição regional e isso já nos deixava realizados. No entanto, o sonho de levar uma equipe local a um título regional falava mais alto. Apesar de não termos chegado às finais das competições, temos a certeza de que fizemos a parte que nos cabe como instituição propulsora do desporto local. O esporte é uma maneira simples, eficaz e barata de afastar pessoas, especialmente os mais jovens, de caminhos espinhosos como as drogas, o alcoolismo e o crime. O esporte é, seguramente, uma ferramenta de valor inestimável na batalha que as famílias e as instituições sérias travam, todos os dias e em várias partes do mundo, contra esta verdadeira “tríade do mal”.

 

Por estas razões, a Coordenação de Esportes de Poço Branco vem, publicamente, agradecer a todos os atletas, desportistas, colaboradores, torcedores e admiradores do futebol de poçobranquense. Esse agradecimento se estende, em especial, aos vereadores Edi Carlos e Percivaldo Junior por terem acreditado nesse projeto de grande alcance social, valendo frisar, em igual valia, a colaboração dada pela Prefeitura Municipal de Poço Branco para que esse projeto se tornasse possível. Por último, e mais importante, faz-se necessário agradecemos a Deus pela oportunidade de concluirmos nossos objetivos em paz e sem nenhum incidente que comprometesse a integridade física e moral de todos.

 

Manoel Targino Junior

 

EQUIPES DE POÇO BRANCO

 

Seleção Sênior de Futebol:

Tico de Noel, Mala Véia, Ivan, Clodoaldo, Djalma (Pousa), Ronaldo (Contador), Gildo, Ronaldo Real, Bão, Manduca (Pousa), Renato (Pousa), Adilson, Antonio Luiz, Chiquinho, Assis (Pousa), Marcilio Varela, Paulo (Serrote), Chico (Serrote), Lenilson e Oliveira (Lagoa do juazeiro).

 

Vitória do Xavier:

Régio, Erian (Serrote), Ivanilson, Ramiro, Bardal, Pedro (Pousa), Junior de Mexinha, Tôco, Suiça, Gil, Mercinho, Eliomar (Serrote), Gean de Gago (Contador), Ninho Cobé, Cristovão (Contador), Rogério e Badé.



Escrito por Daniel Targino às 16h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O JUMENTO É NOSSO IRMÃO

 

Foi tema de várias músicas do eterno Luiz Gonzaga: o jumento, considerado um dos maiores desenvolvimentistas do sertão nordestino, ao ajudar ao homem, nas tarefas diárias, ajudou também a construir a sociedade nordestina. Arrastou lenha, madeira, pedra, cal, cimento, tijolo, telha; fez açude, estrada de rodagem; carregou água e a feira das famílias em cima da montaria e muito mais contribuições. O homem, em retribuição, quase sempre lhe deu castigo, pancada, etc. Um animal decididamente “presepeiro” e considerado traiçoeiro por alguns e que, quando balança a cabeça, liga as antenas e torce o rabo... Lá vem bronca!

 

 

Entretanto, essa máxima não vale para todos. Alguns proprietários tratavam o jumento como amuleto e objeto de valor, mas convenhamos que esse último tratamento sempre foi uma exceção à regra. O homem nordestino sempre teve uma declarada ligação sentimental com “o animal”, mas, em geral, poucos jumentos receberam o tratamento pomposo dado, por exemplo, a outros de seus parentes (cavalos e éguas).

 

Certamente essas não são as únicas definições, atribuições e contribuições do jumento para o meio social onde vive. O jumento foi um importante meio de transporte no semiárido. Levava e trazia muitos cidadãos em suas viagens mais curtas e foi, em tempos passados, o sonho de consumo de muitos jovens. Possuir um jumento era como ser dono de uma motocicleta nos dias atuais. Foi ainda o objeto de muitas narrativas envolvendo seu valor e a estupidez irracional de muitos proprietários. Aos poucos, o animal símbolo do nordeste brasileiro foi substituído pelo avanço das facilidades de acesso a meios de transportes mais rápidos e menos “trabalhosos” – digamos assim.

 

 

Hoje, quase sempre amarrado ou piado”, o jumento não passa de um verdadeiro burro de carga”. Mesmo assim, não precisamos duvidar: O jumento é um animal sagrado, citado na Bíblia Sagrada quando serviu de transporte para Jesus Cristo. Foi o meio de transporte do Padre Cícero Romão, de trabalhadores, fazendeiros, de Lampião, de prefeitos, enfermeiros, juízes, médicos, delegados e de muitas outras autoridades pelo sertão afora. Foi, sobretudo, o amigo e companheiro de muitos sertanejos em sua lida diária. Jumento meu irmão: reconheço o teu valor. Tu és um patriota. Tu és um grande brasileiro”.

O INESPERADO ACONTECEU

O domingo (17/10) foi de eliminação para os representantes de Poço Branco nos Campeonatos de Futebol do Mato Grande. A Seleção Sênior perdeu por “1 x 0” para a Seleção de Jandaíra, pelo Regional Sênior. À tarde, o Vitória do Xavier foi surpreendido pelo América (Parazinho) e, depois de um “apagão”, perdeu por “6 x 2”, pelo Regional de Novos.

ENQUETE CHEGA AO FIM

 

Após receber 195 votos, a última enquete do Blog do Esporte chega ao fim. A pergunta era sobre o time do coração de cada leitor. O Alecrim FC alcançou a marca de 47 votos (24%) e foi considerada a equipe com a maior torcida do município de Poço Branco. Os resultados finais foram os seguintes:

 

1º) Alecrim - 47 (24%)

2º) Sanelândia - 29 (14%)

3º) Flamengo (Contador) - 27 (13%)

4º) Botafogo (Contador) - 19 (9%)

5º) Santo Amaro - 18 (9%)

6º) Náutico (Serrote) - 8 (4%)

7º) Bad-Boy - 7 (3%)

8º) Grêmio (Samambaia) e Vitória (Xavier) - 6 (3%)

10º) Corinthians (Pouza), Internacional e Ponte Preta (Acauã) - 5 (2%)

13º) Vasco (Lagoa Juazeiro) - 4 (2%)

14º) São Paulo - 3 (1%)

15º) Chelsea (Contador) - 2 (1%)

16º) Comercial (Pouza), Fluminense (Melancia), Palmeiras (Contador) e Sport (Lagoa do Boi) - 1 (0%)

20º) América (Baixos), Bragantino (Pouza) e Real Madrid (Surubim) - 0 (0%)



Escrito por Daniel Targino às 01h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FESTA DE OUTUBRO - 2010

 

O Rei do ForróATRAÇÃO PRINCIPAL: Alcimar Monteiro & Banda

LOCAL: Rocha’s Park Show

DATA: 23/10/2010 - Sábado

HORA: 23h

 

Ingressos à venda a partir de quarta-feira (20/10) nos seguintes pontos:

 

JR Variedades

Valdir Fotos & Vídeos

Cachaça Brasil

Atração Modas

 

Preço: R$ 20,00.

 

INFORMAÇÕES: AB Produções - (84) 9628-6280.

 

CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES

 

A 11ª seção eleitoral, localizada na Prefeitura Municipal de Poço Branco, é o maior colégio eleitoral do município - com 396 eleitores aptos a votar. Mas foi a 15ª seção a que teve o maior comparecimento. Localizada no distrito do Contador, a 15ª seção tem 386 eleitores aptos e contou com o comparecimento recorde de 338 eleitores. A seção com o maior número de ausências foi a 7ª, localizada na Escola Estadual José Francisco – maior local de votação com 2.147 eleitores aptos. Lá, faltaram 72 eleitores.

 

O número de votos brancos e nulos variou bastante na disputa de 2010. Ao contrário do que se imaginava, o eleitorado poçobranquense foi às urnas mais decidido para a disputa proporcional do que para a majoritária. Para deputado estadual, por exemplo, 8% dos eleitores votaram em branco ou nulo. Na disputa de deputado federal, 11% dos poçobranquenses deixaram de votar em algum candidato. No voto para escolher um candidato a presidente da república, quase 17% dos eleitores não escolheram um candidato. Este número chegou a pouco mais de 21% na disputa para governador e a quase 22%, na disputa para o Senado Federal.

 

Tais números mostram que as lideranças locais incentivam e fazem muito mais questão no voto para deputado do que nos demais. Tão citado em períodos pré-eleitorais, o descrédito do poder legislativo fica em segundo plano e pouco compromete a escolha do eleitorado poçobranquense. Conforme mostrado em inúmeras pesquisas, grande parte do eleitorado chega ao local de votação ainda indeciso e, muitos, acabam votando em branco ou nulo. A questão não parece ser a dificuldade para digitar os números dos candidatos, pois a numeração para deputado tem mais algarismos. Sem dúvida este quociente de votos faria muita diferença no resultado de uma eleição, caso migrasse para algum candidato.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

 

Caro(a) Leitor(a):

 

Se você está distante de sua terra natal e deseja rever algum familiar, amigo ou conhecido que não ver há muito tempo, envie seus dados para o email do Blog (drtargino@gmail.com) que iremos fotografar e/ou gravar um depoimento para postagem no Blog - se autorizado. O Blog também aguarda sua sugestão para matérias a serem publicadas neste espaço. Participe! Teremos imenso prazer em atendê-lo(a).

 

Equipe do Blog de Poço Branco/RN



Escrito por Daniel Targino às 01h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SUCESSÃO NA ASSEMBLÉIA

 

O leitor deste espaço, o jovem Rodrigo Lucas, envia email com o intuito de informar a população poçobranquense sobre a próxima sucessão na presidência da Assembléia Legislativa do RN (AL-RN). Ele argumenta que, após os resultados das urnas, no último dia 03/10, o município de Poço Branco precisa mais do que nunca de uma representação fiel naquela casa, pois, a esta altura, não interessa quem teve mais ou quem teve menos votos no município. “O que Poço Branco necessita é de representantes que lutem por melhorias e não de quem só procure dificultar o andamento de convênios, parcerias e projetos para o município”, destaca Rodrigo.

 

A maioria das pessoas acha que essa possibilidade não faz muita diferença para uma cidade, mas ter um deputado aliado do município é muito positivo - especialmente quando a cidade depende muito do governo do estado e quando o candidato apoiado pelo prefeito local não se elegeu. Basta pesquisar para comprovarmos que são as regiões com mais representantes na AL-RN as que mais recebem projetos e investimentos no RN. É simples e sempre foi assim. Ainda segundo Rodrigo, o deputado Ricardo Motta (PMN) é o que conta com mais chances de ser eleito o novo presidente do Palácio José Augusto porque já conta com o apoio das bancadas do PMDB, DEM e PV. É esperar para ver.

 

BIBLIOTECA SERÁ INSTALADA

 

Após dezoito meses, a Prefeitura Municipal de Poço Branco iniciou, nesta quinta-feira (14/10), a reforma de um prédio onde será instalada a futura Biblioteca Municipal. O acervo da biblioteca conta com cerca de 4 mil livros, computadores e toda uma estrutura específica doada pelo Ministério da Cultura. A obra vinha sendo requisitada por educadores do município que reclamavam, principalmente, do desudo da estrutura (avaliada em mais de R$ 50 mil). A não instalação imediata da biblioteca foi motivo de denúncia junto ao Ministério Público, pois, como parte da parceria, a prefeitura da cidade se responsabilizaria em disponibilizar um local para a instalação da biblioteca.

 

O Programa Livro Aberto, fomentador das bibliotecas, foi trazido ao município em 2009, mas havia sido concretizado ainda na administração anterior. O atual prefeito do município, Maurício Menezes, afirmou a reportagem do Jornal “Tribuna do Norte” que a demora na instalação da estrutura da biblioteca se deveu à falta de recursos específicos para esse fim e que a expectativa para a conclusão dos serviços é de até 45 dias, prazo para que a nova biblioteca entre em funcionamento.

 

Em email enviado a este Blog, o leitor Andrelino da Silva afirma que a acomodação e a montagem das bibliotecas do Projeto Livro Aberto é apenas um primeiro passo. Ele argumenta que participou da montagem de uma biblioteca semelhante, em Santa Maria/RN, e que para funcionar a contento é preciso a contratação de um profissional habilitado em Biblioteconomia. Andrelino comenta que existe uma grande carência desse profissional no estado e o pior: nem todos possuem treinamento para trabalhar com o software do “Biblivre”, programa essencial para o funcionamento desse tipo de biblioteca. Que este não seja mais um entrave.



Escrito por Daniel Targino às 20h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DESAFIO PARA O FUTEBOL LOCAL

 

Domingo (17/10), a cidade de Poço Branco assistirá a dois grandes desafios pelo Regional de Futebol do Mato Grande. A partir das 7h30, a Seleção Sênior (foto ao lado) enfrentará, no Estádio Anacletão, na cidade de João Câmara, a Seleção de Jandaíra em jogo pelas quartas-de-finais do Regional Sênior. À tarde, a partir das 15h15, o mesmo local sediará a partida entre o Vitória do Xavier (Poço Branco) e o América (Parazinho), em partida válida pelas semifinais do Regional de Novos. A Coordenação de Esportes de Poço Branco convida toda população, em especial os amantes do futebol, para prestigiar as equipes poçobranquenses nestes dois desafios de grande relevância para o futebol local.

 

Segundo o Coordenador Junior Caju há muito tempo que nenhuma equipe local chegava tão longe em competições regionais. “O objetivo principal da Coordenação de Esportes de Poço Branco vem sendo cumprido, pois, além de divulgar o nome da cidade, estamos colocando os atletas locais em evidência no cenário do futebol regional e estadual. Demos prioridade a formação de equipes ‘puro sangue’, ou seja, formadas por jogadores filhos do município – diferentemente de quase todas as outras equipes que preferiram contratar jogadores, inclusive ex-atletas profissionais. Se chegarmos às duas classificações teremos conquistado um grande marco para o desporto poçobranquense. O futebol local deixará de ser apenas 'saco de pancada' para os adversários. Se não der certo, todos temos a conficção do dever cumprido, mas nossos atletas já mostraram que, dentro de campo, não existe ‘bicho papão’. Desde que iniciamos este desafio encontramos dificuldades, mas, apesar da descrença de alguns, a maioria dos poçobranquenses está confiante em nossas equipes. Fizemos a nossa parte e esperamos contar com a presença de nossos torcedores para incentivar e apoiar nossos atletas nestes dois grandes jogos. O que está em jogo agora não pode ter nenhuma interferência negativa (como mágoas políticas, por exemplo), pois o nome e o prestígio desportivo de nosso município estão em jogo”, destaca Junior.

 

As equipes de Poço Branco contam com os apoios da Prefeitura Municipal e dos vereadores Edi Carlos e Percivaldo Junior.

 

ENQUETES DO BLOG – RESULTADOS

 

O Blog de Poço Branco pediu a seus leitores, através de enquetes, palpites acerca do resultado local do pleito de 2010 no município. Os resultados foram os seguintes:

 

1º) Em sua Opinião, qual Será o candidato a Deputado Estadual mais votado?

598 Opiniões

Walter Alves - 26,32%; Lauro Maia - 26,32%; Ricardo Motta - 13,16%; Poti Junior - 10,53%; Ezequiel Ferreira - 10,53%; José Adécio - 2,63% e Kelps Lima - 2,63%.

 

2º) Em sua Opinião, qual será o candidato a Deputado Federal mais votado?

542 Opiniões

Fábio Faria - 29,17%; Betinho Rosado - 20,83%; Felipe Maia - 14,58%; Fátima Bezerra - 12,50%; João Maia - 10,42% e Wober Junior - 10,42%.

 

3º) Em sua opinião, quais serão os dois candidatos ao Senado Federal mais votados?

1.227 Opiniões

Garibaldi Alves - 30,49%; José Agripino - 29,88%; Vilma de Faria - 24,39% e Hugo Manso - 12,80%.

 

4º) Em sua opinião, qual será o candidato a Governador mais votado?

1.252 Opiniões

Rosalba Ciarlini - 40,45%; Iberê Ferreira - 37,08% e Carlos Eduardo - 16,85%.

 

NOTA DO BLOG: O Blog perguntou a seus leitores, em respeito à Lei Eleitoral, “qual candidato seria o mais votado” e não “em quem o leitor votaria” nas Eleições/2010.



Escrito por Daniel Targino às 02h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NOTÍCIAS DA COMUNIDADE CATÓLICA

 

Procissão de 2009

 

Entre os dias 16 e 24 de outubro a comunidade católica de Poço Branco comemorará a Festa do Padroeiro do município, o Sagrado Coração de Jesus. A organização do evento divulgou a programação do evento religioso que promoverá caminhadas, ofícios, terços, missas e terá a participação do Apostolado da Oração, Ministérios da Música, Pastorais (Comunicação, Catequese, Batismo e do Dízimo), Grupo de Escoteiros, dentre outros movimentos religiosos. O administrador da paróquia, o Padre Joao Maria dos Anjos, coordenará as festividades.


A comunidade da Lagoa do Serrote iniciou na última segunda-feira (04/10) as festividades do seu padroeiro, São Francisco de Assis. Até o dia 11/10, estão programados oito dias em que a comunidade se reunirá e, com cânticos, louvores e orações, agradecerão a Deus, e ao seu patrono, as graças recebidas. Alvoradas, novenas, missas e apresentações religiosas marcarão a semana de festa do povo católico do Serrote, Baixos, Umari e os Assentamentos de Nova Aliança e Surubim.

 

Missa de encerramento da foto

 

A comunidade de Santa Terezinha, no Bairro Treze, encerrou as comemorações de sua Padroeira, no último dia 01/10, com uma linda celebração eucarística presidida pelo administrador paroquial, o Pe. João Maria dos Anjos. Um grande número de fiéis compareceu a capela, vindos de diversos locais da cidade e também de distritos vizinhos para prestigiar as comemorações. Após a Santa Missa, barracas de alimentos, roupas e pescaria estiveram a disposição dos presentes. Houve ainda um festival de prêmios, cuja renda será usada para melhorias na Capela de Santa Terezinha.

 

Mais informações no Blog do Coração de Jesus.



Escrito por Daniel Targino às 01h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




UM DIA DE ELEIÇÃO

 

Seção na Escola Municipal Raimundo Rosa

 

O dia da eleição, em Poço Branco, transcorreu normalmente e sem nenhum incidente mais grave. Ruas vazias, calor escaldante e eleitorado dividido e inconformado com o que chamavam de “falta de consideração” dos políticos locais, inclusive citando nomes. Talvez esperando a chegada de algum incentivo, a maioria do eleitorado preferiu votar à tarde. Muitas filas se formaram e, com elas muitas, as já conhecidas reclamações – especialmente com a lentidão do voto.

 

Filas no José Francisco

 

Outro detalhe visto nas filas foi a dúvida antes do exercício do voto. Muitos confidenciavam ainda não ter uma preferência, especialmente para governador e presidente da república. Foi notório, também, o quanto o cidadão desconhecia totalmente a existência de candidatos com pouca ou nenhuma visibilidade na mídia. Poucos sabiam que seis candidatos disputavam a cadeira de governador do RN; que existiam sete candidatos ao senado e nove nomes disputavam a presidência da república. Aparentemente, esse fato continua ocorrendo porque as lideranças locais se preocupam apenas em orientar o eleitor para os votos nos candidatos a deputado.

 

Movimentação na Prefeitura e Cartório Eleitoral

 

Diferentemente das eleições municipais, o pleito de 2010 se revelou tranquilo e a PM-RN não foi solicitada mais do que para organizar acessos e observar o andamento da votação. Ainda bem. Daqui deste espaço deixamos os nossos parabéns a atuação daquela instituição de grande valia para a manutenção do estado democrático de direito. Em especial, parabenizamos o trabalho do poçobranquense, Tenente Amaro, pelo grande serviço prestado a democracia.

 

Escola Municipal Aluizio Alves

 

O Juiz Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, o Dr. Felipe Barros (foto), visitou as seções eleitorais do município e verificou pessoalmente o andamento tranquilo dos trabalhos. Na Escola Estadual José Francisco, por volta da 15h e em meio a longas filas, o magistrado passeou pelos corredores de forma tão discreta que poucos eleitores perceberam sua presença. Dispensando o tradicional terno, assim como a presença de seguranças ou outros servidores, o juiz quebrou a tradição secular de imponência e, por vezes, de arrogância, de outros magistrados que já atuaram no município tempos atrás. Pela discrição e, sobretudo, pelos resultados obtidos à frente da Comarca de Poço Branco o magistrado é merecedor dos cumprimentos de todos os cidadãos poçobranquenses.

 

OS NÚMEROS DAS URNAS

O grupo político liderado pelo ex-prefeito de Poço Branco, João Maria de Góis, foi o grande vencedor do pleito de 2010. Isso é incontestável, considerando que na disputa de deputado estadual, por exemplo, o grupo que caminhou com candidato único (Walter Alves), cresceu seu eleitorado em quase 27% (em relação a 2006) e atingiu 1.458 votos. No entanto, proporcionalmente, a votação de 2010 se equivale a de 2006 e mostra certa constância numérica – algo ilusório na política. Apesar disso, os números foram muito comemorados. No entanto, para não repetir o erro de 2008, o grupo precisa formalizar novas alianças porque ficou claro que se a situação tivesse caminhado unida teria, possivelmente, um melhor desempenho nas urnas. Por isso, ainda é prematuro vincular os resultados do domingo passado a uma “garantia de invencibilidade”, em 2012. Lições do passado são guias para caminhos futuros.

 

Os vereadores Inácio Alexandre, Percivaldo Junior e Socorro de Samambaia obtiveram, com a colaboração de Ramon da Emater, o segundo melhor desempenho eleitoral do município. Apesar da união dos quatro, a votação do deputado Poty Junior caiu quase 9%, quando comparada a 2006. A pequena queda não assusta o grupo que poderá chegar a 2012 com chances reais de indicar um nome para a disputa pela prefeitura (prefeito ou vice). Pelo menos uma das lideranças já admite a intenção de disputar a cadeira de prefeito. Cenas, nos próximos capítulos.

 

A terceira performance nas urnas foi do grupo liderado pelo prefeito de Poço Branco, Mauricio Menezes. Juntamente com a vice-prefeita, Nilse Cavalcante, e o vereador Junior Miranda a situação “se mexeu” muito tarde – e houve motivos para isso. A movimentação rendeu frutos em menos de quinze dias de “corpo a corpo”, dando ao grupo a marca dos 700 votos. A “luz amarela” foi acessa para aquele sistema político que, agora, deverá afinar as conversas e manter unido o grupo com o objetivo de chegar a 2012 com chances de vitória – sejam quais forem os nomes escolhidos. Rachado, o grupo não terá forças para competir com o seu principal concorrente político.

 

Os vereadores Edinho, Suélia, Vicente Cruz e o ex-prefeito, Joãozinho Cruz, formaram um quarteto que obteve um ótimo desempenho eleitoral. Os 540 votos obtidos nas urnas mantém os líderes em evidência eleitoral e podem alavancar uma possível “3ª força” nas eleições de 2012. O único problema neste bloco partidário, assim como em outros, é a diferença ideológica, política e pessoal entre os membros. Isso poderá significar um entrave à possibilidade da união de tais lideranças. Uma coisa é certa: quanto mais 2012 se aproximar, mais essa situação será revelada. Aguardem cartas...

 

O ex-prefeito Roberto Lucas teve uma considerável baixa em desempenho eleitoral: queda de 46% em relação às eleições passadas. Dois fatores podem ter contribuído decididamente para isso: a saída da cadeira de prefeito e a divisão eleitoral ocorrida dentro da própria família. Na prática, o ex-prefeito ainda não pode ser considerado como “decadente politicamente”, pois conseguiu manter parte do seu colégio eleitoral. O ex-prefeito tem estrada e, quem sabe, até mesmo um bom “trunfo na manga”. Quem pode duvidar?

 

A maior queda nas urnas ficou por conta do grupo político liderado pelo ex-prefeito de Poço Branco, Fernando Cândido. Não poderíamos chamar de “decepção”, mas a marca de 334 votos foi considerada pequena para as tradições e pretensões eleitorais da família. “Os clãs” mantêm acessa a possibilidade de voltar a disputar a cadeira de prefeito municipal, mas as estratégias eleitorais desse grupo precisam ser modificadas a tempo de ganhar força política e atingir outros objetivos. Política é algo muito instável e mutante, mas, ao que parece, antigos estilos de fazer política não estão dando mais o resultado esperado. Olho aberto!

 

O vereador Maurício Dantas ficou distante dos holofotes, mas a sua equipe obtive algo inesperado. A 8ª melhor votação para deputado estadual, 234 votos para Gustavo de Carvalho, fez o vereador acreditar que é possível ir mais longe. Bastante elogiado por ter encarado o desafio de apoiar, individualmente, um candidato próprio, Mauricio Dantas colheu já os frutos positivos. Não se aliando a outras forças, Maurício Dantas não teve medo de mostrar sua força (ou fraqueza) nas urnas – um ato nobre neste universo povoado de atitudes mesquinhas e individualistas. Parte deste sucesso se deveu ao trabalho em família, coordenado pelo jovem Ítalo Dantas. Para correr tamanho risco, o vereador deve ter lá os seus próprios motivos...

 

Os ex-vereadores Luiz Félix e Severino dos Ramos (Raminho) apoiaram o deputado José Adécio e conquistaram 231 votos, uma votação considerada boa para as estruturas de ambos. Luiz Félix, por sua vez, já admitiu disputar uma cadeira na câmara municipal, em 2012, mas ainda depende de outras decisões para tal. Com pretensões bem mais modestas, Raimundo Lucas e Jamarcy Caxiado “estrearam” na política de forma própria e desligados do ex-prefeito Roberto Lucas. Após vários anos como aliados, o irmão e a cunhada do ex-prefeito apoiaram o radialista Miguel Weber e atingiram a marca de 201 votos. O projeto do novo grupo político visa uma cadeira na câmara de vereadores nas próximas eleições.

 

 



Escrito por Daniel Targino às 00h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ELEIÇÕES EM POÇO BRANCO – RESULTADOS

 

PRESIDENTE

Dilma Rousseff   4.309 votos

José Serra   1.941 votos

Marina Silva   641 votos

Plínio Arruda   31 votos

 

GOVERNADOR

Rosalba Ciarlini   3.557 votos

Iberê Ferreira   2.343 votos

Carlos Eduardo   615 votos

Sandro Pimentel   37 votos

 

SENADOR

Garibaldi Alves   5.464 votos

José Agripino   4.542 votos

Vilma de Faria   2.288 votos

Hugo Manso   616 votos

 

DEPUTADO FEDERAL – 10+

Felipe Maia   1.858 votos

Betinho Rosado   1.446 votos

João Maia   983 votos

Henrique Alves   591 votos

Fábio Faria   549 votos

Paulo Wagner   412 votos

Fátima Bezerra   289 votos

Adenúbio Melo   161 votos

Wober Junior 117 votos

Rogério Marinho   94 votos

 

DEPUTADO ESTADUAL – 10+

Walter Alves   1.458 votos

Poty Junior   764 votos

Lauro Maia   698 votos

Ezequiel Ferreira   540 votos

Ricardo Motta   537 votos

Kelps Lima   334 votos

Gilson Moura   248 votos

Gustavo Carvalho   234 votos

José Adécio   231 votos

Miguel Weber   201 votos

 

Aptos: 9.837 votos

Comparecimento: 8.354 votos (84,92%)

Abstenção: 1.483 votos (15,08%)



Escrito por Daniel Targino às 01h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AS ELEIÇÕES: OPINIÃO

 

 

Marcelo James (Kaká de Nonato), 40 anos, é um cidadão do mundo e um dos observadores da realidade da cidade de Poço Branco desde muito tempo. Ele alega que a maior deficiência do município tem sido a educação dada aos seus munícipes e completa que a falta de oportunidades já o fez sair do município diversas vezes. Há alguns anos, Marcelo conseguiu um emprego público e se diz satisfeito com sua situação, mas lamenta que a “politicagem” interfira diretamente na chance de mudança da realidade de outras pessoas. Para ele, as eleições são uma boa oportunidade de melhorias para o município, mas essa realidade não acontece há muitos anos porque os candidatos só aparecem de “quatro em quatro ano”. “Infelizmente ainda existem muitos interesses pessoais que passam por cima do que deveria ser mais importante para o povo e, assim, muita coisa deixa de ser feita”, destaca Marcelo.

 

 

O poçobranquense Lenilson Barbosa, 36 anos, não reside mais na cidade porque precisa trabalhar para sobreviver e lamenta que sua cidade nunca tenha lhe dado uma chance de poder ter se fixado por aqui. Ele já percebeu algumas mudanças positivas na cidade, mas espera que a ligação “João Câmara/Poço Branco” seja feita pelo distrito de Santa Fé – o que, em sua opinião, poderia manter mais ônibus atendendo a população. Lenilson acredita ainda que a segurança pública é o item que merece mais atenção do poder público, pois o clima de sossêgo do interior “acabou faz tempo”. Lenilson, que ainda tem seu domicilio eleitoral na cidade, salienta que o povo “vota por votar” e não têm a consciência do verdadeiro valor de um voto. “A maioria das pessoas não acredita em político honesto e tem muitos motivos para pensar assim. Por isso acabam votando em qualquer um. Isso é ruim porque os piores sempre são eleitos”, conclui Lenilson.

 

 

Aos 26 anos de idade, o mais novo dos nossos entrevistados, se diz otimista quanto ao futuro de sua cidade, estado e país. Manoel Glinalton (Nato) acredita que a eleição seja um grande momento democrático porque dar a todos a chance das pessoas manterem ou mudarem os rumos de uma cidade. Nato lamenta que grande parte do povo da sua terra ainda não entenda as eleições dessa forma, sempre fazendo leilão do próprio voto. Na atual conjuntura, o jovem poçobranquense acredita que seja mais válido ser otimista do que desacreditar em tudo e conclui seu pensamento dizendo: “Espero que essas eleições possam trazer alguma melhora na segurança pública de Poço Branco, seja com a chegada de mais policiais ou com uma melhor estrutura para a PM. No mais, seja o que Deus quiser”.

O SEU CORPO: OPINIÃO

 

Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas ele será seu enquanto durar sua vida na terra

 

No momento em que você chegou aqui, na terra, foi-lhe dado um corpo para abrigar sua essência espiritual. Seu “eu” verdadeiro está depositado dentro desse corpo e todas as esperanças, sonhos, medos, pensamentos, expectativas e crenças que tornam você o ser humano único que é. Embora vocês viajem juntos através de todo o tempo que durar a sua vida, você e seu corpo sempre permanecerão sendo duas entidades distintas e separadas.

 

O propósito desse corpo é atuar como um pára-choque entre você e o mundo exterior e transportá-lo ao longo desse jogo que chamamos de “vida”. Ele também  atua como professor de algumas lições iniciais e fundamentais sobre qualidades de sermos humanos. Se você estiver aberto a todas as lições e todos os presentes que seu corpo tem a lhe oferecer, ele poderá ensinar a você valiosas pérolas de sabedoria e graça que precisarão estar bem amparadas, intimamente, antes de poder progredir mais além em sua jornada.

 

O corpo que lhe é dado e será seu enquanto durar seu tempo aqui na terra. Quer o ame ou odeie, quer o aceite ou o rejeite, é o único que receberá nesta vida. Ele estará com você a partir do momento em que inspirar seu primeiro alento até o último batimento de seu coração. Uma vez que existe uma cláusula de restituição e de troca com relação a este seu corpo, é essencial que você aprenda a transformá-lo, de mero receptáculo, em amado parceiro e eterno aliado. Isso porque o relacionamento entre você e seu corpo é o relacionamento mais fundamental e importante de sua vida. Ele é a planta, a partir da qual, todos os outros relacionamentos serão construídos.

 

Cada um de nós temos um relacionamento diferente com seu corpo. Você pode pensar no seu como sendo uma casa projetada sob encomenda, idealmente adequada para seu espírito e sua alma. Ou pode sentir que seu corpo não combina bem com sua essência e, dessa forma aprisiona - o enjaula incômoda e inadequadamente. Talvez você tenha uma ligação forte com seu corpo e sinta que tem um vínculo familiar, satisfatório e fácil com ele.

 

Pode ser que você esteja pouco à vontade e constrangido com seu corpo e sinta que gostaria que fosse diferente: mais forte, mais magro, mais saudável, mais atraente ou menos desajeitado. Ou ainda pode ser alienado dele. Não importa o que você sinta com relação a seu corpo. Ele é seu e o relacionamento que estabelecer com ele terá uma enorme influência na qualidade de sua experiência de vida.

 

O desafio é fazer as pazes com seu corpo, de maneira que ele possa servir com eficácia a seu propósito e possa compartilhar suas valiosas lições de aceitação, auto-estima, respeito e prazer. Todo mundo precisa aprender estes princípios básicos antes de seguir viagem pela vida de maneira bem sucedida.

 

Nara Leal



Escrito por Daniel Targino às 03h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ESTÁ CHEGANDO A HORA

 

Comício em Poço Branco

 

O eleitorado de Poço Branco alcançou, em 2010, a marca de 9.840 eleitores aptos a votar neste domingo (03/10). O município conta com 36 seções eleitorais, distribuídas entre a sede do município e oito distritos (ver lista abaixo). A festa da democracia inicia às 8h do domingo e deve ser encerrada por volta das 19h. Em eleições anteriores a taxa de abstenção eleitoral superou a casa dos 10%, valor que poderá ser ampliado em 2010 devido às facilidades para a justificativa do voto, ao desinteresse pelo pleito e, sobretudo, pela falta de condição financeira de muitos eleitores em se deslocar até o local de votação.

 

A sexta-feira e o sábado são dias de muita expectativa nas ruas da cidade. O “vai e vem” de populares se torna maior a partir do final da tarde do sábado, quando as residências das principais lideranças são tomadas. Nos alpendres e nas calçadas os comentários são de diversos tipos e gosto, mas o tema preferido das “rodinhas de conversas” é o desempenho dos candidatos das lideranças locais - especialmente na disputa proporcional. O pleito de 2010 é, sem dúvida, uma prévia da disputa municipal de 2012. Em Poço Branco não é diferente. Partidários e lideranças locais já estão com as planilhas, em mãos, “prontíssimas” para traçar o próprio desempenho e verificar o dos adversários - tudo com vistas a 2012.

 

Abaixo, segue a lista das Seções Eleitorais de Poço Branco:

 

Seções 04, 22 e 26

Escola Municipal Aluízio Alves

Av. Santa Luzia, S/Nº

 

Seções 01, 02, 03, 05, 06, 13 e 14

Escola Estadual Carmem Costa

Av. Nóbrega Machado, 28

 

Seções 07, 08, 09, 10, 27 e 33

Escola Estadual José Francisco Filho

Av. João Ferreira da Cruz, S/Nº

 

Seções 11, 12, 29 e 38

Prefeitura Municipal de Poço Branco

Av. Manoel Rodrigues da Silva, 923

 

Seção 36

Escola Municipal Vereador Raimundo Rosa Santiago

Rua Antônio Rodrigues, S/Nº

Conjunto Novos Tempos

 

Seções 15, 16 e 35

Escola Municipal Maria de Lourdes Costa

Contador

 

Seções 17 e 28

Escola Municipal João Medeiros do Nascimento

Lagoa do Serrote

 

Seções 19 e 20

Escola Municipal Maria das Dores do Nascimento

Pouza

 

Seções 21 e 25

Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves

Baixos de São Miguel

 

Seção 23

Escola Municipal José Gomes

Lagoa do Zé Gomes

 

Seção 18 e 30

Escola Municipal São Pedro

Seção 24

Escola Isolada Maria Cândido Freire

Samambaia

 

Seção 34

Escola Municipal Joaquim Félix da Silva

Lagoa do Juazeiro

 

Seção 37

Sede da Associação dos Moradores

Assentamento Surubim



Escrito por Daniel Targino às 03h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EM CIMA DA HORA 2

 

Três lideranças poçobranquenses que, até ontem, apoiavam o candidato a deputado federal Wober Junior (PPS) romperam o apoio nesta quinta-feira (30/09). A explicação para a retirada dos apoios foi a falta de compromisso do candidato com as lideranças locais. Restando apenas dois dias para o pleito, as lideranças e alguns simpatizantes de Wober Junior aguardavam a chegada da tradicional “ajuda” para a reta final da campanha. Mas ela não chegou...

 

Em outras cidades do estado, lê-se em alguns blogs que lideranças romperam com o projeto de Wober Junior alegando o mesmo motivo. Segundo informações preliminares, o deputado não procurou explicar o ocorrido e, aparentemente, deu a entender está desistindo do pleito - apesar de estar presente no comício de encerramento da campanha de Iberê Ferreira, em Natal.

 

Com a decisão, os vereadores Edinho, Suélia e Vicente Cruz fecharam apoio a candidatura de Betinho Rosado (DEM) (candidato apoiado pelo prefeito de Poço Branco). O apoio foi firmado apenas para a disputa pela Câmara Federal, permanecendo, os três vereadores, a apoiar a reeleição do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB). A implicação natural desse novo cenário poderá significar uma grande votação para o candidato Betinho Rosado – principalmente porque o candidato já figura, em pesquisas internas, entre os quatro mais votados no município.

 

NOTA DO BLOG: A situação criada é vexatória e coloca todos em situação de extremo desgaste – especialmente as lideranças locais. Se a desistência de Wober foi verídica ou não, o estrago está feito e não será fácil repará-lo e se configura num fato quase inédito na política potiguar. Se verdadeira, a decisão não deve ter sido tomada só por falta de recursos. Quem sabe tenha sido muito mais pela certeza de que o objetivo do candidato não seria alcançado no próximo domingo (03/10). Na teoria, a decisão de Wober causa surpresa; mas, na prática, ela não foi considerada surpreendente para muitos observadores da cena política estadual. O comentário é o de que o projeto de Wober Junior sempre esteve em 2012, no Palácio Felipe Camarão.

 

EM CIMA DA HORA 1

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4467), impetrada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), contra a obrigatoriedade do eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições. A obrigatoriedade de apresentar dois documentos para votar foi criada em 2009, pela Lei 12.034, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97. Com a decisão, os eleitores poderão votar no próximo domingo (03/10) apresentando apenas a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou até o passaporte.

 

NOTA DE FALECIMENTO

 

Foto: DN OnlineO jornalista potiguar, Manoel Eugênio Neto (foto), de 81 anos, morreu na noite desta quarta-feira (29/09), por volta das 21h, vítima de complicações cardíacas e respiratórias. O ex-vereador de Natal, ex-deputado estadual, chefe do gabinete civil do governo Cortez Pereira (anos 70), ativista político e profissional de valorosos serviços à comunicação do RN já havia sofrido quatro infartos e sofria de problemas vasculares. Eugênio Neto trabalhou como jornalista em vários veículos de comunicação do estado, inclusive por muitos anos na TV Tropical.

 

Embora desconhecido das novas gerações o jornalista conviveu, entre os anos 70 e 80, na cidade de Poço Branco – onde passou diversos fins de semana. Eugênio Neto foi casado com a poçobranquense Dulcinéia de Souza, filha do ex-prefeito de Poço Branco, José Francisco de Souza (Zé Igapó), com quem teve um filho – o amigo Juliano Eugênio. Deste modesto espaço rendemos nossas condolências a todos os familiares do jornalista potiguar.



Escrito por Daniel Targino às 01h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Bandeira de Poço Branco

Clima na Região
Matérias Antigas
Outros Sites e Blogs
  Filhos de Poço Branco
  Blog Esporte de Poço Branco
  Fotos de Poço Branco
  Blog do Williams Gomes
  Gleydson Nascimento PB
  Comarca de Poço Branco
  Igreja Católica de PB
  Nilson Pinheiro - Esportes JC
  Blog de Assis Silva JC
  Ver. Aldo Torquato - JC
  Blog Evanuel Ataliba JC
  Barreto Notícias
  Bento Fernandes em Ação
  Circulando no Alto
  Blog do Litoral Norte
  Blog de Janduis-RN
  Blog do Bira Viegas
  Gean Carlos - Pedro Avelino
  Guia do RN
Nosso E-mail
  drtargino@gmail.com
Parceiros do Blog