BLOG DE POÇO BRANCO/RN


CLIMA TENSO EM POÇO BRANCO

 

João Maria de Góis saindo do ITEPA Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (30/07), o ex-prefeito de Poço Branco, João Maria de Góis, e a vereadora da cidade, Maria Irismar de Góis. Os dois são casados e foram acusados de cometer crimes eleitorais no pleito de 2008. Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Felipe Luiz Machado Barros. Segundo a denúncia do Ministério Público, Maria Irismar teria sido flagrada no dia da eleição de 2008 distribuindo "santinhos" a eleitores.

 

Como havíamos mostrado aqui, a vereadora chegou a ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas recorreu e conseguiu voltar à Câmara Municipal. Já o ex-prefeito alegou que os dois foram presos agora apenas por "perseguição política". “Nossos adversários estão nos acusando de coagirmos uma testemunha, o que não procede, Tudo isso não passa de perseguição política”, afirmou o ex-prefeito ao portal TN Online.

 

Maria Irismar também negou à reportagem o crime eleitoral e a coação de testemunha. “Jamais faria isso. Vamos provar nossa inocência”. Após serem presos, João Maria e Maria Irismar foram levados pelos policiais federais ao ITEP (Instituto Técnico e Científico de Polícia), onde passaram por exames de corpo de delito para comprovar que não sofreram atos de violência durante a prisão. João Maria vai ficar preso no Centro de Detenção Provisória (CPD) do conjunto Pirangi e a vereadora foi levada para a ala feminina da João Chaves. A defesa dos dois já antecipou que vai entrar com pedido de habeas corpus ainda nesta sexta-feira (30/07).

 

NOTA DO BLOG: Deve ter sido grande a movimentação na residência do ex-prefeito, em Poço Branco. Ela deve ter sido tomada de partidários, simpatizantes e aliados políticos a procura de maiores informações sobre o caso – como já ocorreu outras vezes. O caso da cassação da vereadora é um jogo de xadrez, como dissemos antes neste espaço. Um novo movimento poderia surgir a qualquer momento e foi o que ocorreu. Em verdade, só esperamos que a tranqüilidade reine na cidade que acaba de comemorar sua emancipação política no último fim-de-semana. Espera-se, então, que não seja gerado nenhum tipo de clima hostil ou ainda que se atente contra a integridade de qualquer outro cidadão. É esperar que a justiça seja feita, confirmando ou anulando o ato em questão. De forma alguma que ela venha pelas “próprias mãos” de alguém. Assim esperamos.

 

Com Informações da TN OnLine



Escrito por Daniel Targino às 18h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FOTOS DA FESTA

GALERIA DE FOTOS DA FESTA

Clique na figura acima e acesse a galeria de fotos do 47º Aniversário de Emancipação de Poço Branco.



Escrito por Daniel Targino às 02h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A FESTA QUE VIROU TRADIÇÃO

 

 

A Prefeitura Municipal de Poço Branco realizou, neste último fim-de-semana, o 47º Aniversário de Emancipação do município. O sábado (24/07) foi dedicado às competições desportivas; o domingo (25/07) à programação cívica e a segunda-feira (26/07), o dia oficial, foi dedicado aos eventos sociais. Entre muitos conterrâneos e visitantes que estiveram na cidade a opinião era uma só: as comemorações reavivaram o orgulho de ser poçobranquense, em especial nas novas gerações.

 

 

As competições desportivas movimentaram a cidade desde o dia 16 do corrente e foram encerradas no último sábado (24/07), sendo que as premiações aconteceram na noite do domingo (25/07). O desfile cívico contou com a participação de todas as escolas estaduais, municipais e particulares da cidade e, apesar da iminência de chuva, lotou a Avenida Manoel Rodrigues da Silva. Parte da avenida ficou completamente tomada por professores, estudantes, funcionários públicos, escoteiros, guardas municipais, militares, civis e pessoas do povo que formaram um dos maiores desfilem que a cidade já presenciou. Na ocasião, a prefeitura também mostrou à população algumas de suas aquisições, como a frota de veículos oficiais – algo que não se via há muitos anos.

 

Obras

 

Para cada um de nós, poçobranquenses, ver a cidade evoluindo em vários aspectos é muito gratificante. No entanto, é igualmente importante ressaltar que ainda há muito em que se avançar. Aquele momento de euforia, por menor que tenha sido, não pode acomodar nossos governantes de modo a “cruzarem seus braços”. Diante de tudo quanto não tínhamos é muito bom ver atrações musicais de bom nível, de forma gratuita e atraindo um público como o da segunda-feira (26/07). É por isso que a festa de julho virou tradição, assim como o Carnaval, e não voltará a ser privada, como outrora.

 

EM BREVE

 

O álbum de fotos do aniversário da cidade. Aguarde.

 

OS VENCEDORES DAS COMPETIÇÕES

 



Escrito por Daniel Targino às 03h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ENCONTROS POLÍTICOS EM 26 DE JULHO

Prefeito recebe Vilma e Lauro Maia

Caminhada até o Show dos Solteirões do Forró

Prefeito caminha com convidados até o Pátio do Caxiadão

Fernando Cândido adere a campanha de Iberê

Maurício e Dorinha recebem Vilma, Iberê e Lauro

Ver Maurício Dantas reúne amigos com Gustavo Carvalho

Roberto, Fábio e Ricardo Motta

Rodrigo Lucas recebe deputados

Correligionários de Roberto Lucas

Correligionários de Roberto Lucas



Escrito por Daniel Targino às 02h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POÇO BRANCO: 47 ANOS - DESFILE CÍVICO

Grupo de Escoteiros de PB

Banda de Música Municipal

Alunos do Projovem

Escola Municipal Raimundo Rosa Santiago

Escola Municipal Aluizio Alves

Orquestra do Exército Brasileiro

Exército Brasileiro homenageia Antonio Miranda

Desfile chega ao Largo do Caxiadão

Guarda Municipal de Poço Branco

Escola Estadual Carmen Costa

Escola Estadual José Francisco Filho

Dorinha Menezes sendo entrevistada pelo SBT/TV Ponta Negra

o deputado Betinho Rosado mais uma vez prestigiou o evento

Arriamento dos Pavilhões

Edinho, Inácio, Junior, Percivaldo, Zé Carneiro, Da. Nilse, Maurício e Dorinha Menezes

Obs: Caso deseje uma das fotos em alta resolução, favor enviar pedido para o email do Blog (drtargino@gmail.com).



Escrito por Daniel Targino às 02h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Prova de Ciclismo

Prova de Atletismo

Corrida de Jegues

Corrida de Cavalos

Vôlei de duplas

Corrida de Cavalos e Jegues são a maior atração entre as provas

Vasco (Lagoa do Juazeiro) - Campeão de Futebol

América - Campeão Infantil

Bahia - Campeão Master

Chelsea - Campeão Feminino

Panificadora NSF - Campeão de Futsal

Obs: Caso deseje uma das fotos em alta resolução, favor enviar pedido para o email do Blog (drtargino@gmail.com). Mais fotos no Blog do Esporte de Poço Branco.



Escrito por Daniel Targino às 21h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COMITÊ DO RIO CEARÁ MIRIM

 

Prefeitos e Iberê FerreiraO Presidente da Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim (CBH/CEARÁ-MIRIM), Celso de Macedo Veiga, tendo por base legal a Lei 6.908 (08/07/96) e as Resoluções nº. 02 (15/12/03) e nº. 10 (21/06/10), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), e no uso de suas atribuições, convoca a sociedade civil (e demais interessados) a se inscreverem no processo eleitoral que escolherá os novos membros do CBH/CEÁRA-MIRIM.

 

O Comitê do Rio Ceará Mirim será formado da seguinte forma: Sociedade Civil Organizada (5 membros), Usuários de Recursos Hídricos (8 membros), Poder Público Federal (1 membro), Poder Público Estadual (2 membros) e Poder Público Municipal (4 membros). As inscrições acontecem no período de 15/07/2010 à 13/08/2010, pessoalmente ou via correio (AR ou SEDEX) para o endereço abaixo:

 

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH

Rua Dona Maria Câmara, 1884, Capim Macio, Natal, RN

CEP: 59.082-430 - Telefones: (84) 3232.2458 e 8839.8412

 

É necessário que conste no envelope de inscrição, obrigatoriamente, o nome completo, o endereço e a que segmento da sociedade civil o candidato pertence (em sua cidade). As assembléias setoriais ocorrerão como segue abaixo:

 

Para a sociedade civil: 27/08/2010, em João Câmara;

Para os usuários do rio: 30/08/2010, em Extremoz;

Para os prefeitos das cidades: 31/08/2010, em Lajes;

Posse dos membros: 02/09/2010.

 

Maiores informações nos endereços eletrônicos: SEMARH-RN (www.semarh.rn.gov.br) e IGARN (http://www.igarn.rn.gov.br/).

 

APROVADOS NO CONCURSO DO IBGE

 

Poço Branco, RN

 

1º Elexsandro dos Santos Pereira - 87,0

2º Elton Vasconcelos da Cruz - 86,0

3º Maria de Jesus Morais - 85,5

4º Joao Batista Mariano da Silva - 80,5

5º Maria Lucenira da Silva - 79,0

6º Flavio Rozendo - 78,5

7º Aldeneilde Pereira da Silva - 77,5

8º Francisco de Assis Joaquim da Silva - 75,5

9º Francisca Simone Jeronimo de Morais - 74,0

10º Monica Rodrigues da Silveira - 73,5

11º Maria de Fatima Gomes de Souza - 73,5

12º Mariana Roque Freitas da Silva - 72,5

 

Após receberem o treinamento do IBGE, os recenseadores acima vão contar a população de Poço Branco. Ao final de 2009, a população poçobranquense estava estimada em 12.673 habitantes com, aproximadamente, 62% dela concentrada na sede do município. Os dados finais do Censo 2010 servirão de base para diversas ações dos governos, como qual será a parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) repassado a cada município brasileiro. O FPM representa a maior fonte de recursos dos pequenos municípios do Brasil. Atualmente, Poço Branco possui um coeficiente de 0,8 (segundo o Decreto-Lei nº 1.881/81, de 27/08/81) e para subir para o coeficiente 1.0 terá de chegar, em 2010, a uma população superior a 13.584 habitantes (912 habitantes a mais que em 2009).



Escrito por Daniel Targino às 01h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PROGRAMAÇÃO E CONVITE OFICIAIS

 

 

 

EVENTO CONFIRMADO

 

Contatos: (84) 9981-5761 / 9951-0718 / 9982-7717

 

O JOGO DE XADREZ – PARTE III

 

Vereadora Íris de GóisMais um movimento foi dado no conturbado jogo de xadrez em que se transformou a cassação do mandato da vereadora Maria Irismar Rodrigues de Souza Gois (Íris de Góis). Desta feita, a vereadora foi quem levou a melhor. Através do pedido de antecipação de tutela, processo de revisão criminal n.º 4031-53.2010.6.20.0000, a vereadora teve sua requisição aceita pelo Desembargador Carlos Santos e foi inocentada das acusações de “boca de urna”, praticados nas eleições de 2008. A vereadora, inicialmente, foi condenada pela Justiça Eleitoral de Poço Branco e, depois, seguiram-se outras duas negativas a seus recursos: em agosto de 2009, no TRE-RN e, em abril de 2010, no TSE.

 

O últimos dois movimentos deste “verdadeiro tabuleiro” havia sido a decisão de quem seria o substituto daquela edil (conforme mostrado anteriormente neste espaço). Nesta terça-feira (20/07), o colegiado do TRE-RN decidiu por devolver a condição de vereadora municipal a Sra. Íris de Góis, por entender, nos autos, que uma das testemunhas chaves do processo de condenação da vereadora, o Sr. Ronaldo Antônio de Medeiros, encontrava-se “arrependido” das afirmações que fizera em juízo e andava pelas ruas pedindo desculpas pelo ato.

 

Em seu Orkut, a vereadora poçobranquense atribuiu a Deus a decisão do TRE-RN. A vereadora volta ao cargo municipal e seu processo foi suspenso “até o julgamento de habeas corpus pendente ou a cassação da liminar por, no máximo, quarenta e cinco dias”. Até lá, o tabuleiro do xadrez não deverá ficar parado. Novas jogadas podem surgir, mas dificilmente ocorrerá um “xeque-mate”. “Peças”, digo, “cabeças” poderão rolar e a situação de momento poderá mudar completamente. É assim que funcionam as leis e a justiça brasileira. Não há quem possa comemorar ou fazer planos por muito tempo. Fazer o quê?



Escrito por Daniel Targino às 21h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PAIXÃO POR POÇO BRANCO

 

Oi, meu nome é Severo, conhecido em Poço Branco como Léo. Moro em Salvador-BA, desde 1982, mas nunca deixei de amar esta cidade maravilhosa onde nasci. Quero dizer que o meu amor por esta cidade é imensurável. Através desde blog, que tive acesso através do meu amigo Dudé Freitas, sempre que posso acesso e vejo o que acontece na minha terra querida. Gostaria de parabenizar o lindo trabalho de vocês, principalmente ao Daniel Targino. Que Deus abençoe a todos vocês.

 

Severo Cruz

Salvador-BA

 

PROGRAMAÇÃO DO 47º ANIVERSÁRIO

 

 

TORNEIO DE FUTEBOL DO ANIVERSÁRIO

 

Sábado (17/07)

 

1ª Fase

Corinthians (Pouza) (V) 0 x 0 Vitória (Xavier)

Náutico (Serrote) (V) 1 x 0 Ponte Preta (Acauã)

Fluminense (Melancia) 0 x 0 Comercial (Pouza) (V)

Botafogo (Contador) (V) 1 x 0 Sport (Lagoa do Boi)

Alecrim FC (V) 0 x 0 Bad Boy

 

2ª Fase

Sanelândia EC (V) 0 x 0 Corinthians (Pouza)

Náutico (Serrote) (V) 0 x 0 Comercial (Pouza)

Botafogo (Contador) 0 x 1 Alecrim FC (V)

 

Semifinais

Sanelândia EC 0 x 0 Alecrim FC (V)

 

Alecrim FC

 

Náutico (Serrote)

 

Final

Náutico (Serrote) 0 x 0 Alecrim FC (V)

Campeão: Alecrim

 

Domingo (18/07)

 

1ª Fase

América (Baixos) (V) 0 x 0 São Paulo

Chelsea (Contador) (V) 0 x 0 Santo Amaro

Palmeiras (Contador) (V) 0 x 0 Bragantino (Pouza)

Real Madrid (Serrote) (V) 0 x 0 Grêmio (Samambaia)

Vasco (Lagoa do Juazeiro) (V) 0 x 0 Internacional

 

2ª Fase

Flamengo (Contador) 0 x 0 América (Baixos) (V)

Chelsea (Contador) 0 x 0 Palmeiras (Contador) (V)

Real Madrid (Serrote) 0 x 0 Vasco (Lagoa do Juazeiro) (V)

 

Semifinais

Palmeiras (Contador) 0 x 0 América (Baixos) (V)

 

Vasco (Lagoa do Juazeiro)

 

América (Baixos)

 

Final

Vasco (Lagoa do Juazeiro) (V) 0 x 0 América (Baixos)

Campeão: Vasco (Lagoa do Juazeiro)

 

Mais fotos no Blog do Esporte de Poço Branco. Clique aqui para ver.

 

TORNEIO FUTSAL DO ANIVERSÁRIO

 

Sexta-feira (16/07)

Asas 10 x 1 Boca Juniors

Arsenal 1 x 3 Panificadora NSF

Scorpions 2 x 5 Gama

 

Sábado (17/07)

Jaraguá 2 x 6 Vale Verde

Bad Boy 4 x 1 Movido a Álcool

Gesso 10 X 1 Penharol

 

Quarta-feira (21/07)

Asas x Panificadora NSF

Gama x Vale Verde

Bad Boy x Gesso

 

TORCEDOR SÍMBOLO DO ALECRIM

 

Amaral, torcedor símbolo

Amaral já tem o seu próprio troféu, caso o seu time do coração não seja o campeão.

 

JORNALZINHO O GOL – 9ª EDIÇÃO

 

Jornalzinho O GOL - Pág 01 Jornalzinho O GOL - Pág 02



Escrito por Daniel Targino às 01h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TORNEIO DE FUTEBOL DO ANIVERSÁRIO

 

A partir das 13h deste sábado (17/07) começará a primeira eliminatória do Torneio de Futebol do 47º Aniversário da Cidade de Poço Branco. Onze equipes amadoras de futebol do município estarão disputando a primeira etapa do certame. No domingo (18/07), outras onze agremiações locais disputarão a segunda vaga na grande final do torneio, a ser realizada na tarde do sábado (24/07). Todos os vinte jogos acontecerão no Campo da Barragem, envolverão mais de 300 competidores e seguirão a tabela abaixo:

 

Tabela do Torneio de Futebol

 

ERRAMOS

 

Na matéria abaixo, intitulada de “PROJETO MOVA BRASIL REALIZA SONHOS”, publicamos que aquela iniciativa está em atividade em Poço Branco há quase 10 anos. Na verdade, o projeto foi implantado no município apenas em 2005.



Escrito por Daniel Targino às 10h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




LINKS PARA ACESSO RÁPIDO

 

Clique aqui para ler e/ou imprimir a programação do 47º Aniversário de Poço Branco.

Clique aqui para ler e/ou imprimir a IX Edição do Jornalzinho O GOL.

 

PROJETO MOVA BRASIL REALIZA SONHOS

 

Alunos do Projeto Mova Brasil de Poço Branco comemoram o Dia das Mães.

 

Há quase 10 anos o Projeto Mova Brasil está presente na comunidade de Poço Branco. A principal finalidade do projeto é alfabetizar e inserir socialmente jovens e adultos, em acentuada defasagem educacional, na sociedade em que vivem. O Projeto Mova Brasil é um conjunto de ações educacionais sustentado em parcerias com empresas e entidades públicas e privadas. Entre elas estão a Petrobras, o Instituto Paulo Freire (IPF), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Governo Federal.

 

Alunos do Projeto Mova Brasil em Poço Branco.

 

A educadora poçobranquense, Célia Simplício, está à frente do projeto na cidade de Poço Branco e vem desenvolvendo um eficaz trabalho que já formou duas turmas e, em breve, abrirá as portas do mundo da leitura, para uma nova turma, em novembro próximo. Apesar de enfrentar algumas dificuldades recorrentes, a professora Célia admite que a sua realização com os resultados obtidos é apenas uma das conquistas do projeto. “Muito me orgulha ver meus alunos conseguirem realizar um desejo que, na maioria das vezes, demorou quase uma vida inteira para ser alcançado. Isso é algo maravilhoso e que muito me enche de orgulho”, destaca a educadora poçobranquense.

 

Alunos do Projeto Mova Brasil em Poço Branco.

 

Segunda ainda relata a professora Célia, o projeto é considerado auto-sustentável a nível local, mas ainda é comum aparecer algum detalhe ou outro que poderia ser melhorado – como possuir uma sala-de-aula própria, por exemplo. Outro entrave é convencer parte da sociedade local de que o Projeto Mova Brasil não possui vínculos político-partidários (sejam locais, estaduais ou nacionais). Todas as vezes que se tenta formar uma nova turma de alunos essa dificuldade ainda persiste...

 

A professora Célia Simplício (centro da foto) alfabetizou seus pais.

 

De uma forma geral, as ações do Mova Brasil têm alcançado níveis satisfatórios por onde tem passado. Em Poço Branco, assim como em grande parte do país, ações voltadas para a educação nem sempre são reconhecidas com o mérito que deveriam. É mais comum que as pessoas, especialmente as mais carentes, dêem maior importância e valor a programas sociais e/ou educacionais que tragam retornos financeiros imediatos (como o Bolsa Família, Bolsa Renda, etc.).

 

Sebastiana Oliveira (Bastinha) é uma das alunas formadas pelo programa.

 

A professora Célia Simplício é uma competente e vitoriosa educadora de Poço Branco que segue os passos de outros(as) tantos(as) educadores(as) locais – também ainda não reconhecidos publicamente pelos trabalhos que desenvolvem ou desenvolveram. Numa época em que poucas obras e ações públicas homenageiam àqueles que “meteram a mão na massa” por seus objetivos, fica aqui registrado os parabéns do Blog de Poço Branco ao trabalho de excelência desenvolvido pela jovem professora, Célia Simplício, através do Projeto Mova Brasil.

 

QUASE TUDO PRONTO

 

Solteirões em Poço Branco, RN

 

Os preparativos para o 47º Aniversário de Poço Branco estão “de vento em popa”. As festividades já começam no próximo fim-de-semana (17 e 18/07) com um grande torneio de futebol de campo que envolverá 22 equipes da sede e dos distritos do município. Durante toda a semana (de 19 a 23/07) acontecerão diversas competições desportivas no ginásio Caxiadão. A comissão organizadora do evento espera uma participação recorde em todas as modalidades desportivas, assim como uma grande participação popular nas demais cerimônias e atividades comemorativas previstas para a data. O ponto alto da festa de aniversário de Poço Branco será o show da Banda de Forró “Solteirões do Forró”, na segunda-feira (26/07).



Escrito por Daniel Targino às 19h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FESTEJOS JUNINOS CHEGAM AO FIM

 

Arraiá da Casa Grande

 

 

Foto 1: Arimatéia e Fátima Rocha / Foto 2: Junior e Carmem Rocha.

 

Foto 1: Pureza, D'Lourdes e Maria Félix (as pioneiras) / Foto 2: "As Miguéis": Marta, Ivonete, Rosa, Raimunda, Ivone e Livramento.

 

A festa começa com a novena de São João e é realizada todos os anos pela família do saudoso João Miguel da Silva (Joquinha). Atualmente, a novena é rezada pela família que conta com a participação das Sras. Pureza, Quininha, Mª do Carmo de Severino Braz, Maria Félix e outras fervorosas devotas do santo. O Arraiá da Casa Grande é uma iniciativa familiar e que, a cada ano, conta com a presença de mais convidados da comunidade. O evento junino é festejado há dois anos e tem o casal Arimatéia e Fátima Rocha como organizadores.

 

Arraiá da Nóbrega

 

 

Pelo segundo ano o casal Maurício Dantas e Zênia Rodrigues (foto) promove o Arraiá da Nóbrega. No ano de 2009, a idéia era a de reunir apenas alguns familiares, amigos e vizinhos para uma comemoração junina – como muitas outras pela cidade. A iniciativa deu certo e ganhou fôlego em 2010 com uma presença popular muito maior. Apesar de ter se realizado apenas no dia 10/07, o Arraiá da Nóbrega ainda conseguiu dar ares juninos à cidade.

 

PREFEITURA ORGANIZARÁ O 47º ANIVERSÁRIO

 

Os preparativos para as comemorações pelo 47º Aniversário de Emancipação Política de Poço Branco já começaram. A comissão que se responsabilizará pela organização das festividades foi formada e se reunirá para traçar maiores detalhes acerca da festa ainda esta semana. A programação lúdica e tradicional será extensiva ao sábado (24/07) e ao domingo (25/07) com diversas atividades desportivas, culturais e cívicas.

 

Nos dias 17 e 18/07 acontecerá o Torneio de Futebol do Aniversário, competição que contará com a participação de 22 equipes, divididas em dois grupos, e cuja final acontecerá na tarde do sábado (24/07). Entre os dias 19 e 23/07 acontecerá o Torneio de Futsal Adulto (masculino e feminino) que terá a participação de mais de 180 competidores. A programação cívica da festa se dará na segunda-feira (26/07), data oficial da emancipação do município. Para as noites, estão programadas as apresentações das seguintes atrações musicais:

 

Sábado (24/07): A DEFINIR

Domingo (25/07): CAVALO DE AÇO & ASSUM PRETO

Segunda-feira (26/07): SOLTEIRÕES DO FORRÓ

 

ESPORTE EM POÇO BRANCO

 

Time do Bahia se reforça e já desponta como favorito.

 

I COPA MARCELO NUNES DE FUTEBOL SÊNIOR

SELEÇÃO DE POÇO BRANCO 0 x 1 VASCO (JOÃO CÂMARA)

 

I COPA UNIÃO DE FUTEBOL SÊNIOR

POUZA 7 x 0 POÇO BRANCO

NOVA ESPERANÇA 1 x 0 BARCELONA

BAHIA 0 x 0 CONTADOR

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL SUB-13

AMÉRICA II 14 x 1 BBBE I

BARCELONA 2 x 1 EE JOSÉ FRANCISCO

FLAMENGO 5 x 1 EM RAIMUNDO ROSA

AMÉRICA I 18 x 2 BBBE II



Escrito por Daniel Targino às 03h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ESCADARIA NO MEIO DA FEIRA

COMO DEIXAR AS MULHERES FELIZES


É simples, basta ser:

 

Amigo-Companheiro-Amante-Irmão-Pai-Chefe-Educador-Cozinheiro-Mecânico-Encanador-Decorador de Interiores-Estilista-Eletricista-Nostálgico-Ginecologista-Psicólogo-Psiquiatra-Terapeuta-Audaz-Simpático-Esportista-Carinhoso-Atento-Cavalheiro-Inteligente-Imaginativo-Criativo-Doce-Forte-Compreensivo-Tolerante-Prudente-Ambicioso-Capaz-Valente-Decidido-Confiável-Respeitador-Apaixonado-Sensível e Rico.

 

Só isso. Sim, é muito importante também não esquecer as datas de aniversário, noivado, casamento, formatura, primeiro beijo, aniversário da tia, irmão ou irmã mais querida, aniversário dos avós, da melhor amiga, do cachorro e do gato. E ainda: não pode peidar, arrotar ou palitar os dentes em público. E em casa também, não.

 

É mui difície...



Escrito por Daniel Targino às 04h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




REVIRAVOLTA NA CÂMARA

 

Vereador Vicente CruzApós o receber o Oficio nº 076/2010, enviado pela 62ª Zona Eleitoral, datado de 09/07/2010, a presidência da Câmara de Vereadores de Poço Branco foi orientada a anular a posse do 2º Suplente de Vereador, o Sr. Ariosvaldo da Silva, e dar posse imediata ao 1º Suplente de Vereador, Vicente da Silva Cruz (foto a direita). A decisão foi tomada pelo Poder Judiciário face ao Mandato de Segurança Nº 4019-39/2010.6.20.000. Obedecendo ao que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Vereadores e cumprindo a determinação contida no referido Oficio, foi cumprida, nesta sexta-feira (09/07), de forma administrativa, a posse do 1º Suplente, o Sr. Vicente da Silva Cruz -  em substituição a ex-vereadora Maria Irismar Rodrigues de Souza Góis.

 

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO MUNICIPAL

 

A pedido do presidente da casa, o Vereador Percivaldo Junior (foto a esquerda), a Câmara Municipal de Poço Branco foi contemplada recentemente, junto a Receita Federal do Brasil (RFB), com vários equipamentos eletrônicos. Dentre estes estão: aparelhos de DVD, data-show, notebook, câmeras fotográficas, celulares, pendrive e cafeteira elétrica. A intenção inicial do legislativo municipal é a de utilizar tais equipamentos em atividades que desenvolvam e beneficiem jovens poçobranquenses com relação ao mercado de trabalho. Além destes benefícios, a câmara já desenvolve um projeto de inclusão digital, através do Telecentro, montado nas dependências daquela casa legislativa em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN).

 

Com informações da presidência da Câmara de Vereadores de Poço Branco, RN.



Escrito por Daniel Targino às 17h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ELEIÇÕES DE 2010 COMEÇAM PRA VALER

 

Joãozinho Cruz declara apoio a Carlos Eduardo

 

Apesar de sua assessoria divulgar que sua campanha só começará no sábado (10/07), o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), atendeu ao convite do ex-prefeito de Poço Branco, João Ferreira da Cruz (Joãozinho Cruz), e veio à cidade deixar a sua palavra aos convidados presentes a Câmara Municipal de Vereadores. Segundo ainda noticiou a sua assessoria de imprensa, Joãozinho esclareceu que seu apoio a Carlos Eduardo era apenas uma questão de coerência e de confiança mútua, sem dúvida algo incomum no mundo político atual. Para as eleições de 2010, Carlos Eduardo e Álvaro Dias contarão, em Poço Branco, com os apoios dos ex-prefeitos, Zé Carneiro e Fernando Cândido, do vereador Edinho, além de três ex-vereadores e outras lideranças locais. O evento desta sexta-feira foi o primeiro ato político, após o início do período eleitoral de 2010, realizado em Poço Branco.

 

Foto na Casa de Joãozinho Cruz

 

A soma das forças políticas que aderiram a Carlos Eduardo mostra que o palanque eleitoral da cidade poderá ter, pelo menos, três vertentes eleitorais diferentes na disputa majoritária: o grupo do atual prefeito, Mauricio Menezes (que apoiará o governador Iberê Ferreira); o liderado pelos ex-prefeitos João Maria de Góis e Roberto Lucas (apoiando Rosalba Ciarlini) e o terceiro bloco que pedirá votos para Carlos Eduardo. Se o cenário político que está se formando se manterá até outubro próximo ou irá se repetir em 2012, ainda é muito cedo pra dizer. Tudo pode mudar a qualquer momento porque a política é uma ciência em constante movimento, assim como a maioria dos políticos. Apesar de ser algo improvável na política tradicionalista da cidade, a formação de uma terceira via seria algo muito proveitoso para o eleitorado do município – embora não faça o tipo dos políticos locais e da própria massa eleitoral. A maioria prefere não arriscar ficar longe do poder ou numa posição oposicionista desconfortável.

 

No caso de Poço Branco, as lideranças estão apenas se adequando a suas realidades políticas atuais - nada que seja definitivo e duradouro. O município não será o único em que surgirão cenas políticas esquisitas e, até então, improváveis. Não será surpresa ver uma liderança apoiar um candidato a deputado estadual de uma coligação, um federal de outra e até candidatos ao Senado Federal e/ou ao Governo do Estado de palanques diferentes. Também não será estranho ver adversários de ontem se tornando aliados... Será esquisito. Será estranho. Mas esse é apenas um dos detalhes desta tal “política moderna”.

 

NOTA DO BLOG: a candidatura de Carlos Eduardo ao governo do estado não é apenas uma aventura ou mesmo um tiro no escuro. É um “investimento a longo prazo”, mas que, aparentemente, não dará grandes frutos em 2010. O alvo pode está mais adiante, pois a vida pública do ex-prefeito de Natal coleciona muito mais alegrias do que decepções – e até mesmo surpresas (como as eleições de 2002). Isso lhe garante, no mínimo, o rótulo de “divisor de águas”: alguém que é candidato apenas para evitar que as eleições de 2010 acabem ainda no 1º turno.

 

VESTIBULAR DE INVERNO UNOPAR

 

Chegou a João Câmara a Universidade UNOPAR, autorizada pelo MEC para funcionar com 11 cursos. São eles:

 

Serviço Social, Administração, Letras, História, Pedagogia, Ciências Contábeis, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerencias.

 

As inscrições para o próximo Vestibular Agendado de Inverno estão abertas. Elas podem ser feitas pelo site www.unoparvirtual.com.br ou no Pólo Presencial da UNOPAR, em João Câmara, no endereço abaixo:

 

Rua Cícero Varela, 77A, Centro - Araújo Center

 

Maiores informações pelos telefones: (84) 9993-8348 com Rosângela ou (84) 9182-8929 / 8715-7627 com Valdemar.



Escrito por Daniel Targino às 22h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




IDEB DE POÇO BRANCO MELHOROU

Escola Estadual José Francisco Filho Escola Municipal Ministro Aluizio Alves

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi divulgado, nesta segunda-feira, (05/07) pelo MEC. O índice utiliza fatores como o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil e o SAEB, avaliação por amostra, para chegar ao índice IDED. Ambas as avaliações consideram a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Português e de Matemática e geram índices que podem variar de 0 a 10. Em 2009, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da antiga 4ª série (5º ano), a 2 milhões da 8ª série (9º ano) e a 56 mil do ensino médio. Calculado a cada dois anos, o IDEB foi divulgado pela primeira vez em 2005.

Em Poço Branco, o IDEB medido em 2009 foi considerado bom, mas as escolas estaduais do município ainda estão longe do esperado. Nas avaliações de 2005, 2007 e 2009 a Escola Estadual José Francisco Filho (foto à esquerda) atingiu os seguintes índices: 2.7, 2.0 e 2.4 (5º ano); 2.6, 2.4 e 2.5 (9º ano). No mesmo período a Escola Estadual Carmen Costa foi melhor avaliada e atingiu os seguintes IDEB's: 2.8, 3.2 e 3.4 (5º ano); 2.2, 2.6 e 2.5 (9º ano). O cálculo geral do IDEB em Poço Branco mostrou a seguinte evolução:

a) IDEB do Município: 4ª Série/5º ano (2.3 em 2005; 2.6 em 2007 e 2.9 em 2009); 8ª Série/9º ano (2.5 em 2005; 2.4 em 2007 e 2.6 em 2009).

Escola Municipal Vereador Raimundo Rosa Santiago Creche Municipal Maria Mateus

Os números das escolas do município foram os que mais evoluíram nos últimos anos. Em 2005 e 2007 apenas as Escolas Municipais Aluizio Alves e Raimundo Rosa Santiago participaram. Nas três avaliações do MEC (2005, 2006 e 2009) a Escola Aluizio Alves atingiu os seguintes índices: 1.7, 4.4 e 2.9 (5º ano); 2.6, 2.3 e 2.9 (9º ano). Já a Escola Raimundo Rosa Santiago atingiu os seguintes IDEB's: 1.9, 2.3 e 2.7 (5º ano); NA, NA e 2.4 (9º ano).

Seis escolas mantidas pela Prefeitura Municipal de Poço Branco foram avaliadas em 2009, sendo que apenas duas foram avaliadas para o 9º ano. A maior nota do IDEB/2009 entre as escolas municipais de Poço Branco foi o da Escola Municipal Maria das Dores do Nascimento que atingiu a nota 3.3 (5º ano). No geral, as escolas municipais atingiram 3.0 (em 2009) - um índice considerado muito bom para a média estadual e nacional.

A rede municipal de ensino de Poço Branco adotou medidas simples, porém eficientes, para melhorar os seus índices do IDEB. O eterno desafio de melhorar a qualidade de ensino numa pequena cidade é árduo e difícil de alcançar. Esta tem sido a 'meta nº 1' da Secretaria de Educação do município. Para a Secretária de Educação de Poço Branco, Dorinha Menezes, a organização, a estrutura física, a limpeza e outros itens (como fardamento escolar) são importantes para a melhoria do ensino, mas foi a qualificação do corpo docente a principal conquista da educação do município. Um quadro de professores, bem capacitado e treinado, foi o diferencial para as escolas municipais mostrarem que é possível melhorar o ensino básico, priorizando a leitura e a educação humanizada como base do ensino. Parabéns a todos.

Legenda: NA = Não Avaliada / Fonte: Portal do MEC.



Escrito por Daniel Targino às 03h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DECLARE SEU AMOR POR POÇO BRANCO

 

O Blog de Poço Branco, dentro de sua missão maior de divulgar o município para o mundo, através da NET, abre seu espaço para que seus leitores enviem suas mensagens de amor, gratidão, orgulho ou apreço por esta terra querida. Não sinta vergonha de dizer o que sente por sua terra natal ou pela terra que adotou como sua. Envie seu texto, se possível acompanhado com uma foto, para o endereço eletrônico do Blog (drtargino@gmail.com). Não perca a chance de mostrar, para o mundo e para nossos conterrâneos que estão distantes, o que esta terra querida tem de melhor. Estamos aguardando sua declaração de amor por Poço Branco.

 

Da Equipe Blog de Poço Branco.

 

BARRAGEM SANGRANDO EM 2009



Escrito por Daniel Targino às 16h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




IMAGENS AÉREAS DE POÇO BRANCO

 

Barragem Eng. José Batista do Rego Pereira - ao fundo

Área da feira livre - Comércio

 

SÃO JOÃO 2010 - OPINIÃO

 

Vou falar um pouco do que vi no São João de Poço Branco. Vieram “lá pra baixo” quadrilhas de João Câmara e de outras cidades. Com muita animação, tudo estava muito arrumado, mas algumas quadrilhas não estavam lá essas coisas toda não. Pra mim a melhor quadrilha foi a do “Arraiá do Zé Chico” e teve uma quadrilha de Taipu que estava bem estilizada, com muita animação. Depois das quadrilhas houve um grupo de forró da nossa cidade que tocou muito forró pé-de-serra. A Banda de Gerilson e o Forrozão Aconchego tocaram muito e estavam demais mesmo, com muita animação para as pessoas que foram ao arraiá.

 

O palco estava bem enfeitado, com muitas bandeiras brancas e vermelhas, mas, na quinta-feira, não tinha quase ninguém no ginásio de esporte. Já na sexta-feira, tinha muita gente para ver as quadrilhas. Depois, houve a apresentação de uma quadrilha bem animada, com muitas pessoas, e que tinha o comando de Tico Zé. O prefeito, Mauricio de Menezes, esteve lá marcando presença com sua esposa, vereadores e outras autoridades da cidade. Apesar da animação do povo, acho que o arraiá precisará de uma melhor organização em algumas coisas para o ano que vem.

 

Foi isso o que vi e achei do São João de Poço Branco.

 

Junior Moral – Poço Branco/RN

 

ELIMINAÇÃO BRASILEIRA TROUXE REFLEXOS

 

Camisas em promoçãoA eliminação precoce da seleção brasileira, da Copa do Mundo da África, também trouxe reflexos negativos na vida social e na economia de Poço Branco. Tanto os tradicionais torcedores (que acompanham e/ou praticam futebol) quanto àqueles que torcem apenas pela seleção brasileira (durante as copas) mudaram seus hábitos diários - especialmente durante os jogos realizados às 11h. A tradicional hora do almoço, em alguns casos, mudou para antes ou para o fim da partida e o expediente nas repartições publicas locais também foi alterado.

 

Em outro olhar, sabe-se que a Copa do Mundo impulsiona a economia nacional na maioria dos seus setores, mas também a retrai em caso de eliminação da seleção. Mesmo sem dispor de números precisos, as vendas, em Poço Branco, foram consideradas de boas a razoáveis - mas foram os comerciantes que mais sentiram a saída do Brasil da Copa. O desânimo que assolou à torcida também chegou às lojas, supermercados e, principalmente, aos bares locais. Os que acreditaram no sucesso da seleção brasileira investiram em estoques de roupas, bebidas, alimentos, eletrodomésticos e outros artigos.

 

Quem não atingiu a meta esperada lamenta a situação, pois a vitória sobre a Holanda garantiria mais dois jogos da seleção (semifinal; final ou 3º lugar) – o que diminuiria os prováveis prejuízos. Para aqueles que praticaram vendas a prazo, existe agora outra preocupação: o calote. O desânimo com a eliminação pode fazer alguns consumidores desistirem de cumprir seus compromissos futuros e isso só aumentará os prejuízos. A solução aparente para se evitar maiores perdas parece ser “as promoções”, especialmente com os materiais esportivos (camisas, camisetas, bonés, etc.) que ainda restam em estoque.



Escrito por Daniel Targino às 01h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




VEREADORA É CASSADA

 

Vereadora Íris de Góis Vicente Cruz Vereador Ariosvaldo da Silva

 

Em Ofício, enviado neste dia 02/07 a Câmara Municipal de Poço Braço, o Exmo. Juiz Eleitoral do município, o Dr. Felipe Luiz Machado Barros, informou a presidência daquela casa que a Vereadora Maria Irismar Rodrigues de Souza Góis (1ª foto) está com seus direitos políticos suspensos em razão de condenação criminal, transitada em julgado, nos autos da Ação Penal nº 337/2008. Desta forma, o mandato da vereadora foi considerado extinto. Nestes casos, a recomendação legal exige a posse imediata do primeiro suplente da coligação em questão. No entanto, o mesmo documento salienta que o primeiro suplente da coligação, o Sr. Vicente da Silva Cruz (2ª foto), teve suas contas eleitorais desaprovadas e isso impede sua posse. Assim, quem deverá tomar posse será o segundo suplente da coligação, o Sr. Ariosvaldo da Silva (3ª foto). A posse do novo vereador está marcada para o dia 07/07 (quarta-feira), em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores de Poço Branco.

 

A cassação da vereadora Íris de Góis chegou numa hora bastante inoportuna para o grupo político do ex-prefeito João Maria de Góis - logo no momento de articulações para as eleições de 2010. Só que, em se tratando de política, tudo é possível e a cassação do mandato poderá se transformar num trunfo para fortalecer aquele grupo político. A criação de um mito ou mártir, no meio político, é muito mais comum do que se pensa. Essa possibilidade aumenta porque a vereadora obteve a maior votação nas duas últimas eleições municipais e, assim como outros edis, mantem um reconhecido trabalho de assistência junto a seu eleitorado. Depois deste fato, ainda não é possível saber que medidas a vereadora tomará para se defender judicialmente e para continuar a ajudar os seus. O que parece óbvio é que a cena política da cidade não deve sofrer muitas alterações com a cassação da vereadora, pois é provável que o vereador a ser empossado se mantenha na oposição ao executivo municipal. Ou será que não? Só o tempo dirá...

 

Com informações da Presidência da Câmara Municipal de Poço Branco, RN.



Escrito por Daniel Targino às 22h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ARRAIÁ DOS IDOSOS DO CCI

 

A segunda-feira (29/06) foi dedicada a realização do XVI Arraiá da Terceira Idade, um evento organizado pelo Centro de Convivência de Idosos de Poço Branco (CCI-PB). Sob a coordenação da competente Clemilda Bezerra os idosos inseridos no Programa de Proteção ao Idoso, vinculado à Casa das Famílias de Poço Branco, também tiveram o seu evento junino. Os festejos juninos da “velha guarda poçobranquense” são realizados há dezesseis anos pelo CCI-PB. Vale ressaltar que, para a realização e o sucesso deste evento, foi fundamental a colaboração dos idosos. Durante toda a semana que antecedeu o evento eles próprios confeccionaram suas roupas matutas e decoraram o Arraiá. Confira o slide show abaixo com algumas imagens.

 

 

Créditos das fotos: Direção do CCI-PB.



Escrito por Daniel Targino às 23h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Bandeira de Poço Branco

Clima na Região
Matérias Antigas
Outros Sites e Blogs
  Filhos de Poço Branco
  Blog Esporte de Poço Branco
  Fotos de Poço Branco
  Blog do Williams Gomes
  Gleydson Nascimento PB
  Comarca de Poço Branco
  Igreja Católica de PB
  Nilson Pinheiro - Esportes JC
  Blog de Assis Silva JC
  Ver. Aldo Torquato - JC
  Blog Evanuel Ataliba JC
  Barreto Notícias
  Bento Fernandes em Ação
  Circulando no Alto
  Blog do Litoral Norte
  Blog de Janduis-RN
  Blog do Bira Viegas
  Gean Carlos - Pedro Avelino
  Guia do RN
Nosso E-mail
  drtargino@gmail.com
Parceiros do Blog